segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

NEM ANJOS, NEM SUPER-HERÓIS V

Há alegria e beleza na vocação, sim. Mas não só. A idealização da vida consagrada tem nos últimos anos a crescente e cruel realidade da automutilação fatal de padres e pastores, o que confronta as altas expectativas com que jovens ascendem à vida sacerdotal.

Infelizmente a Igreja S. Judas Tadeu no Feitosa, Maceió-Al, foi surpreendida neste 17|12 com o falecimento de seu pároco, Siddartha Thiago Coelho Vidal, 47, seu padre por 18 anos.

O revisionismo sobre o recrutamento, formação e atuação de líderes religiosos – suas condições, seus desafios na condução de rebanhos paróquias a dentro, e os papéis de dioceses, seminários e convenções, clamam como vozes no deserto, antes que tais tragédias tornem-se lugar-comum, banalidades a mais, frias estatísticas!

A maior nação católica do mundo viu explodir modelos religiosos dos mais diversos nas últimas décadas; agora vê o crescimento do "desigregismo" - indivíduos que crêem, mas prescindem da relação institucional, quando não vão à dissidência, equivalente a serem contra a vivência comunitária.

Certamente o descuido com a saúde mental da tropa - padres e pastores, a linha de frente, atenta contra o reavivamento da experiência comunitária, vital para a nossa espiritualidade. By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...