sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

REZAR E OBEDECER (EUA, 2022)

Abusos e crimes cometidos por religiosos ainda são tabus. O ambiente religioso é para proteger - não violar, confortar - não explorar. O documento Rezar e Obedecer (Netflix, EUA – 2022) é curto, mas choca porque expõe as vísceras de uma seita e seu poder em aprisionar, abusar e controlar uma comunidade inteira liderada por predadores.

Eis o submundo da FLDS – Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias – uma dissidência dos Mórmons, com práticas como a poligamia, pedofilia e abusos sexuais dos mais diversos e o controle exercido por Rulon Jeffs e, depois, por seu filho Warren Jeffs. Uma das 20 esposas do patriarca e “profeta” foi Rebecca Wall – forçada a se casar com ambos e, quem rompeu o cárcere e denunciou os crimes – resultando num livro e neste documentário.

Dramas como os relatados nesta obra servem de advertência sobre até onde pode levar o fanatismo e a fé cega em pessoas, credos e correntes políticas; até onde o fundamentalismo – seja político, esportivo ou religioso, pode aprisionar desde indivíduos, famílias e comunidades inteiras.

O cruzamento da alienação com a manipulação na experiência religiosa pode fazer vítimas seja Idade Média ou... No Arizona - em pleno Séc. XXI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...