segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

JESUS FORA DA IGREJA

Não há menção de perseguição (Esmirna), nem de falsos mestres (Pérgamo). Mas Laodiceia, assim como a vizinha espiritualmente morta em Sardes, não recebeu palavras de apreciação – enquanto naquela alguns mantiveram a fé viva, nesta todos eram indiferentes.

Laodicéia era uma Metrópole rica da Ásia Menor, rota principal da província, comércio estratégico – indústria de lã, serviços bancários e laboratórios. Seus partícipes eram abastados financeiramente - orgulhosos, autosuficientes e vaidosos: A coisificação em detrimento da espiritualidade!

Os aquedutos forneciam água mineral de fontes termais; as águas chegavam sob temperatura morna, e, devido ao alto teor de minerais, eram nauseantes. Jesus foi contundente: "Porque você é morno, e não é nem quente nem frio, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu."

Igrejas nunca serão perfeitas - e as 7 cartas provam-no. Mas, avaliar-se, sempre reduz riscos de desviarem-se de seus propósitos: “Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.” (3.16-18). 

(Arte: Warner Sallman, 1942) By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...