segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

COMPLIANCE DA FÉ

Anos 90: O visceral envolvimento de parte Clero Católico (vede os temas da CNBB no período) com a politica partidária levou à efeito, dentre outras causas, à adesão em massa de fiéis a igrejas neopentecostais - que cresceram sem precedentes no Brasil. (A RCC foi a contraofensiva para segurar a onda de migração|evasão...)

O fenômeno se repete - desta feita incomparável: O envolvimento visceral de muitas igrejas|denominações evangélicas e seus pastores com a política partidária tem levado a efeito, dentre outros causas, ao "desigregismo" - uma conjuntura já identificada e estudada pela Sociologia.

Não se trata de "trânsito religioso" (descrição acadêmica) - de um modelo para outro: Se trata de rupturas, apartamentos, dissidências.

É cedo para um diagnóstico? Já implica a proposição ética, de limites, sob riscos de mais descrédito das corporações e seus ministros.

Empresas no Brasil estão aderindo ao COMPLIANCE: Se refere aos controles internos e de governança corporativa; “to comply”, significa agir de acordo com as regras, integridade; procedimentos para detectar, evitar e remediar a ocorrência de irregularidades, desvios de finalidades e condutas.

Enquanto empresas aumentam filtros, igrejas afroxam-nos! Estas, tantas vezes acusadas daquelas ("emprejas")... De onde|de quem virá??? (Publicado originalmente em Outubro de 2022) By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...