quarta-feira, 23 de novembro de 2022

POP IT

O brinquedo da moda entre crianças e adultos é uma peça de silicone coberta por pequenas saliências que podem ser empurradas de um lado para o outro, fazendo um ruído estranho – e prazeroso. É algo "fidget toy" (brinquedo para inquietação), ou seja, um anti-stress como são ou já foram os plásticos bolhas para embalagem.

Apesar de viralizar mundo a fora, a ideia tem mais de 40 anos. O holandês Theo - sobrevivente da guerra foi contemporâneo de Annie Frank; junto com sua esposa, Ora, fundaram a Theora Design e criaram|desenvolveram uma centena de jogos, incluindo o Cara a Cara | Quem é Quem.

A irmã de Ora, uma artista que faleceu de câncer em 1974, sugeriu um “campo de mamilos” como passatempo; a ideia foi refeita a alguns anos para a Foxmind, de Montreal e lançado em 2014; foi comprado pela Target em 2019, até chegar à “macaca-propaganda” nas plataformas digitais e viralizar.

Assim nasceu a mania. Existem pop-its em diversos formatos - frutas, dinossauros, animais etc. e quase todos em versões piratas, fakes ou clonadas. O desafio é achar os produtos licenciados.

O casal de judeus faleceu recentemente e foram sepultados lado a lado em Tela Aviv – Ora chegou a experimentar o sucesso dos pop its.

Os moldes de silicones são da categoria “brinquedos sensoriais” - imprescindíveis para educadores e terapeutas do desenvolvimento: Ajudam a crianças no espectro do autismo que sofrem de ansiedade ou crianças com deficiências, como recurso para relaxar durante as sessões de terapia ou exercícios para reabilitação e coordenação motora. Os pop its tem recebido versões e adaptações para o uso em alfabetização, cálculos, dinâmicas e didáticas de grupo - para muito além do lúdico - uma bênção para pais, educadores e terapeutas. By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...