terça-feira, 29 de novembro de 2022

NÃO OLHE PARA CIMA (EUA, 2021)

5 apontamentos sobre a obra de Adam McKay:

1) O tema apocalíptico do meteoro que colidirá com a Terra já foi pisado, repisado,... À exaustão no Cinema, Tv, Streaming... Fim dos dinossauros, fim da humanidade, distopia etc

2) A novidade está em explorar o (sub)mundo da (des)informação: “Na guerra, a verdade é a primeira vítima” (Ésquilo), uma faceta cruel do Séc XXI. As conveniências, parcialidades e envenenamentos na guerrilha Política x Mídia em vender narrativas a alienados, filhos de uma cultura superficial, distraídos virtuais. (Aqui uma boa discussão porque vivemos nisso - e disso!).

3.Dois cientistas medíocres precisam convencer a humanidade sobre o fim; terão de atravessar a imprensa e os políticos. O filme é lento (e longo), com muitos diálogos chatos – embora o humor seja convidativo.

4.Clickbailt? Uma boa história, contada de forma maçante, com a Primeira Dama do Cinema (Meryl Streep) e o consagrado Leonardo Di Caprio trará algum resultado sim, em razão de nosso contexto onde Fake News são aceitas e legitimadas.

5.A estupidez de políticos; os interesses das redações dos veículos de imprensa; o consumo de celebridades vazias; e a supervalorização das futilidades em detrimento do que realmente importa... Não é apenas ficção! By Geraldinho Farias (Publicado originalmente em dez 2021)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...