quarta-feira, 30 de novembro de 2022

A TROPA PEDE SOCORRO

Policiais de quaisquer frente – civil, militar, federal, guarda civil – pelo dever de defender a sociedade, é associado culturalmente às figuras dos heróis. Diferente do “Robocop - O Policial do Futuro”, máquina do filme americano de 1987, misto de ação e ficção científica, as corporações dos segmentos devem atentar para as humanidades dos profissionais por trás das fardas, dentro de coletes e coturnos.

O surto psicótico que levou a efeito a morte do policial federal Lucas Valença, 36, o “hipster da Federal”, por um fazendeiro após a invasão de sua propriedade, lança luzes sobre a saúde mental das tropas.

No Brasil o número de policiais que finalizam as próprias jornadas é maior que o dos que morrem em serviço: Só em 2019 foram 65 policiais militares e 26 civis, enquanto o número de PMs mortos em serviço foi de 56 e o de policiais civis, 16 (Fórum Brasileiro de Segurança Pública - Out 2020).

Entre 20|01 e 04|03 neste 2022, 5 profissionais da segurança pública atentaram de forma fatal contra si mesmos no Mato Grosso do Sul!

A preparação do profissional, o enfrentamento da violência urbana e o crime organizado, as pressões por decisões em milésimos de segundos, os baixos soldos ou desvalorização das carreiras, as demandas que implicam insalubridade e periculosidade, entre outros fatores, desafiam autoridades e corporações a iniciativas e investimentos na saúde mental das tropas: Prevenção, maiores cuidados para com os que já possuem histórico de transtornos|adoecimentos - instituições devem promover espaços de escuta para seus partícipes.

É paradoxal que cultivemos o arquétipo da máquina infalível e invencível, quando os policiais são pais de famílias, gente como a gente, sofrendo depressão e crises extremas, cumprindo honrosa missão. (Imagem: Eduardo Saraiva/ A2IMG) P

(Publicado originalmente em Março de 2022) By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...