sexta-feira, 25 de novembro de 2022

O FILHO PRÓDIGO: UMA PARÁBOLA CONTEMPORÂNEA

 A Volta do Filho Pródigo - Rembrandt, 1663

Um homem tinha dois adolescentes. O mais novo disse ao seu pai: 'Pai, quero um iPhone 13”. Assim, recebeu o caríssimo presente.

Desde então, se trancou em seu quarto escuro e foi abduzido por plataformas, jogos e apps; lá desperdiçou seu tempo – sofreu cyberbullying, foi invadido por hackers e teve dados roubados.

Depressivo, a internet caiu naquela região; ele sofreu com abstinência, solidão e isolamento. Por isso foi apoiar-se com internautas de sua rede, que o condenaram à Deep Web a fim de navegar clandestina e criminosamente. Ele desejava conexão segura, saciar a compulsão, mas... Deu off-line.

Caindo em si, disse: “Quantos contatos de meu pai têm relacionamentos humanos e eu, aqui, mendigando rede! Voltarei para meu pai e lhe direi: Pai, preciso me reconectar com nossa família! Não sou mais digno de ser seu filho; trate-me como um dos seus clientes”. Então, saiu do quarto escuro e foi para seu pai, que, da sala, cheio de compaixão, o acolheu calorosamente. E confessou: “Pai, preciso me reconectar com nossa família!”

O pai disse a todos: “Vamos, marquemos o psiquiatra e o psicólogo para tratar a dependência digital e a compulsão por jogos e apps! Façamos um churras, vamos festejar! Pois meu filho era um zumbí e voltou à vida; estava perdido dentro de casa e foi achado”. E começaram a festejar!

Enquanto isso, o filho mais velho estava lendo no quintal. Quando se aproximou viu o churras. Perguntou a um parente qual era o rolê. “A balada é pro seu irmão que saiu do virtual e caiu na real!”, ouviu. Contrariado, disse: “Pai, sou usuário moderado das redes sociais e nunca fui sequer elogiado. Mas há festa para este seu filho que ganhou um iPhone 13 e sumiu dentro de casa...”

Disse o pai: “Meu filho, tamujunto! Celebremos a volta do seu irmão porque estava desconectado, e agora voltou aos laços afetivos de nossa familia!”. (Paráfrase Lc 15.11ss) By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...