segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

NEM ANJOS, NEM SUPER-HERÓIS V

Há alegria e beleza na vocação, sim. Mas não só. A idealização da vida consagrada tem nos últimos anos a crescente e cruel realidade da automutilação fatal de padres e pastores, o que confronta as altas expectativas com que jovens ascendem à vida sacerdotal.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

WANDINHA (EUA, 2022)

A lendária Família Addams é a expressão da cultura pop. Charles Adams, seu criador, fez uma crítica à família americana perfeita lá nos anos 30. Uma crônica às avessas: Sombras ao invés de luzes, reações cômicas ante o desespero, o bizarro como rotina.

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

NEM ANJOS, NEM SUPER-HERÓIS (Não publicado no Facebook)

Nesta segunda 12|12, Guarapuava-PR foi impactada pela morte do Rev. Arthur, 39. O pastor já não pastoreava há 5 anos, devido ao tratamento em saúde mental. Seu último ministério foi na Igreja Presbiteriana do Brasil na vizinha Turvo.

Líderes religiosos não são de acrílico, borracha e plástico

FEZ OS TRÊS

O que é mais difícil:

Transformar água em vinho

Acalmar uma tempestade

Ou... Andar sobre as águas?

Jesus fez os três!

O que é mais incrível:

Evitar o apedrejamento de uma adúltera

Restaurar a orelha de um desconhecido

Ou... Limpar uma pessoa da lepra?

Jesus fez o três!

O que é mais improvável:

Conviver com marginais, excluídos, párias

Silenciar quando acusado injustamente

Ou... Perdoar agressores?

Jesus fez os três!

O que é mais extraordinário:

Ressuscitar uma jovem em casa

Ressuscitar um adulto sepultado há 4 dias

Ou... Ressuscitar a Si mesmo?

Jesus fez os três! (Art: Ilya Repine, 1871)

By Geraldinho Farias

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

HARRIET – O CAMINHO PARA A LIBERDADE (EUA, 2019)

Não é fácil uma cinebiografia de 2 horas. Harriet Tubman, nascida como propriedade de um fazendeiro sulista, ativista abolicionista, salvou dezenas de negros nos momentos que antecederam a anulação do perverso direito branco à exploração dos negros.

Kasi Lemmons lê o contexto da protagonista vivida com intensidade e brilhantismo por Cynthia Erivo. Subjaz do cenário no qual ela cresceu - separações familiares, torturas e crueldades das mais diversas, impostas por seus senhores. Descreve seu Messianismo: Fé ousada, coragem e liderança.

Boa fotografia, produção modesta; mas não compromete o que realmente importa: Uma mulher negra, crente, no enfrentando dos poderosos. Porque qualquer documento contra o racismo, intolerância, escravidão... Vale a pena ser visto e divulgado! By Geraldinho Farias

JESUS CANCELADO

Em “Jesus Deletado” apontei os "túneis" e tetos de ovos de chocolate nos supermercados e shoppings a anunciar a Páscoa e os mascotes da festa a ocupar todos os espaços: Coelhos ornando vitrines, fachadas, ilustrações.

No Natal é explícito o cancelamento de Jesus de Nazaré. Ano a ano é perceptível a diminuição do entusiasmo na preservação de sua Tradição: Presépios que outrora ornavam paisagens, luzeiros a homenagear a Luz do Mundo, coros e hinódia... Em extinção!

À semelhança da Páscoa, Jesus de Nazaré, sua razão de ser, é substituído pela figura do Papai Noel, o "garoto-propaganda", em sets ambientados em geleiras e trenós.

As duas celebrações do Cristianismo - Páscoa e Natal, viu usurpado, substituído, cancelado sua originalidade: Já não encontramos resíduos, indícios, fragmentos, alusões... A Jesus Cristo.

A presença do Personagem seria constrangedora, inconveniente e contrastante ante a coisificação da festa, o que justificaria seu sequestro, desaparecimento ou ocultamento das celebrações, reduzidas a meros feriados para diversão, descanso e consumo.

Não nos surpreende a simplicidade, solidariedade e generosidade – ênfases do filho do Carpinteiro e da Camponesa, em falta.

(Imagem: Salvator Mundi - Da Vinci, 1490) By Geraldinho Farias

O TÉCNICO, A SELEÇÃO E A COPA

Em “Jesus Deletado” apontei os "túneis" e tetos de ovos de chocolate nos supermercados e shoppings a anunciar a Páscoa e os mascotes da festa a ocupar todos os espaços: Coelhos ornando vitrines, fachadas, ilustrações.

No Natal é explícito o cancelamento de Jesus de Nazaré. Ano a ano é perceptível a diminuição do entusiasmo na preservação de sua Tradição: Presépios que outrora ornavam paisagens, luzeiros a homenagear a Luz do Mundo, coros e hinódia... Em extinção!

QUANDO JESUS SE CALOU

Jesus de Nazaré é admirável por seus discursos, pregações e contações de causos. E não é sem razão: Porque atraia, arrebatava, inspirava multidões (o Nazareno obteve o respeito até mesmo de seus adversários!)

Mas Jesus de Nazaré é também Mestre no|do silêncio. Há silêncios que falam mais que palavras - às vezes, gritam; também são manifestos teológicos, políticos, espirituais,...

terça-feira, 6 de dezembro de 2022

NEM ANJOS, NEM SUPER-HERÓIS IV

Líderes religiosos não são de acrílico, borracha e plástico

Suas batinas não são capas mágicas

Os rituais que promovem não possuem poderes para blindá-los dos conflitos e crises da vida

O exercício do ministério pastoral é sobretudo solitário

Some-se ao Celibato à dramática realidade: Quase a totalidade dos sacerdotes católicos servem longe de suas famílias – não poucos, de seus países

JESUS SEM LÓGICA ALGUMA

A ansiedade é a "mãe" de todos os transtornos

A Indústria Farmacêutica tem multiplicado a produção e diversidade de psicofármacos para estabilizar humores de indivíduos adoecidos e asfixiados por males que, não forem causados por ansiedade exaustiva, tem nela um impulsor cruel

Não deve ser levado a sério Alguém que recomenda não consumir-se pelo futuro, focar no cotidiano de aves nos céus e na episódica roupagem fashion das plantas

NOSSA COPA É OUTRA

(Texto originalmente publicado em Novembro de 2022, por ocasião da Copa Qatar, reeditado da Copa 2018, na Rússia) A Copa do Mundo desperta obsessão desmedida País a dentro: Hora de se fantasiar e re-organizar as agendas para torcer pela CBF

O fascínio, o êxtase, talvez pela catarse de se desligar dos grandes dilemas e problemas de um pobre país rico ou de um pequeno país grande

ABUSADORES ESTÃO POR TODA A PARTE

Das pessoas usadas e exploradas em suas (boas) fé, sob controle de líderes religiosos inescrupulosos a usarem de textos bíblicos para ameaçar, chantagear e amendrontar, mantendo-as presas à "jaulas" travestidas de paróquias

NÃO PERGUNTO

Quando vou ao médico, não pergunto:

"Doutor, que time você torce? Em quem votou? Qual a sua religião?"

Também não pergunto nas lojas,

bancas de feiras,

farmácias,

postos de combustíveis etc.

Opções pessoais não comprovam competência!

Que prestadores de serviços, comerciantes, empreendedores, trabalhem honestamente, da melhor forma, e prosperem no que fazem.

Imagem: Ghostbusters (EUA, 1984) By Geraldinho Farias

TACANDO O PAU(LO)!

προς Ρωμαίους 12:14,17,21

ελογω μς δικω ελογω κα μ καταρομαι... ποδδωμι μηδες κακς ντ κακς... μ νικω π κακς λλ νικω κακς ν γαθς

"Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem...

Não retribuam a ninguém mal por mal

...Vençam o mal com o bem." 

(Imagem: Marc Riboud, EUA: Protesto contra a Guerra no Vietnã) By Geraldinho Farias

BANIMENTOS: ZERO

Banimento: Ação de banir, expulsar, eliminar, degradar. Equivale ao atual "cancelamento"

Jesus não baniu:

Pedro, que negou-o

Os 3 que o abandonaram no Getsemani

Os 11 incrédulos - voltaram às suas rotinas pós-crucificação

Jesus não baniu:

A Samaritana, no 6o. relacionamento

O Filho Pródigo da Parábola - agrediu o pai e desperdiçou a herança

A mulher flagrada em adultério

Jesus não baniu nem mesmo a Judas, o traidor!

A problemática igreja dos coríntios,

Nem mesmo a pior das 7 igrejas do Apocalipse

Nem eu. Nem vc! By Geraldinho Farias

O EVANGELHO SEGUNDO O JESUS FAKE

"O meu Reino é deste mundo"

"Podeis servir a dois senhores"

"Junte para vós tesouros na terra..."

"Deem a César o que é de Deus..."

"Os primeiros serão os que mandam"

segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

FLA X FLU

Teste para aferir relações neste tempo de discussões bélicas, divisões assumidas de Fla x Flu e defesas apaixonadas de pertencimentos a agremiações, ideias partidárias e pautas:

"Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram" - Rm 12.15

Se a partilha de alegria ou choro é seletiva...

Se a alegria é sabotada...

Se o choro é solitário...

É duro reconhecer:

Algo invadiu sua amizade com quem lhe sonega presença - quando nada deveria obstar, invadir, arrefecer, ameaçar, sequestrar, separar...

Descuidar ou subestimar os efeitos dos “invasores ideológicos” da fraternidade e intimidade é flertar com uma corrosão evitável e de efeitos nocivos imprevisíveis.

Transtornos perduram e conspiram contra maturidade. Nunca mais seremos os mesmos! By Geraldinho Farias

O CRISTO SOLITÁRIO

Antes, bem antes do sofrimento físico de Jesus de Nazaré - mais ilustrado e retratado nas artes e cenografias (os açoites, ao carregando a cruz, a crucificação...), indescritíveis são as tensões e enfrentamentos psicossomáticos.

“E houve também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior." A preocupação dos discipulos à mesa revela total desconexão com o enfrentamento do Mestre. O que antecipa o Getsêmani:

TREZE VIDAS - O RESGATE (EUA, 2022)

A incrível história de 2018, quando 12 meninos e o Treinador de futebol, se perderam numa caverna na Tailândia, foi para as telas. E não é melodrama.

Valorizo a história pela história. Uma mobilização humanitária que envolveu equipes técnicas diversas por 9 dias é contada tendo como protagonistas o quarteto Viggo Mortensen, Colin Farrell, Joel Edgerton e Tom Bateman.

Inundação, escuridão, labirintos e as chuvas torrenciais persistentes dão à trama ares de missão impossível.

Há diversas lições de liderança, solidariedade, espiritualidade – sobretudo nas decisões a serem tomadas. Ron Howard consegue reconstruir momentos tensos e não exclui ninguém - dos pais, agricultores, engenheiros, ao governador da província. Belíssima fotografia e perfeitas oscilações sonoras: Impossível não se emocionar e não sentir-se um deles - das equipes, dos familiares, um dos meninos. By Geraldinho Farias

*Para saber +: "The Rescue" documentário, 2021

COMPLIANCE DA FÉ

Anos 90: O visceral envolvimento de parte Clero Católico (vede os temas da CNBB no período) com a politica partidária levou à efeito, dentre outras causas, à adesão em massa de fiéis a igrejas neopentecostais - que cresceram sem precedentes no Brasil. (A RCC foi a contraofensiva para segurar a onda de migração|evasão...)

JESUS FORA DA IGREJA

Não há menção de perseguição (Esmirna), nem de falsos mestres (Pérgamo). Mas Laodiceia, assim como a vizinha espiritualmente morta em Sardes, não recebeu palavras de apreciação – enquanto naquela alguns mantiveram a fé viva, nesta todos eram indiferentes.

Laodicéia era uma Metrópole rica da Ásia Menor, rota principal da província, comércio estratégico – indústria de lã, serviços bancários e laboratórios. Seus partícipes eram abastados financeiramente - orgulhosos, autosuficientes e vaidosos: A coisificação em detrimento da espiritualidade!

Os aquedutos forneciam água mineral de fontes termais; as águas chegavam sob temperatura morna, e, devido ao alto teor de minerais, eram nauseantes. Jesus foi contundente: "Porque você é morno, e não é nem quente nem frio, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu."

Igrejas nunca serão perfeitas - e as 7 cartas provam-no. Mas, avaliar-se, sempre reduz riscos de desviarem-se de seus propósitos: “Dou-lhe este aconselho: Compre de mim ouro refinado no fogo e você se tornará rico; compre roupas brancas e vista-se para cobrir a sua vergonhosa nudez; e compre colírio para ungir os seus olhos e poder enxergar.” (3.16-18). 

(Arte: Warner Sallman, 1942) By Geraldinho Farias

DAHMER: UM CANIBAL AMERICANO (EUA, 2022)

A “atração fatal” sobre seriais killers é comprovada ao longo de gerações em Hollywood e na literatura, e Dahmer: Um Canibal Americano (EUA, Netflix - 2022) confirma-o.

COLETE À PROVA DE LÍNGUAS

Através do apóstolo João (Apocalipse 2–3), Jesus dirigiu cartas as sete igrejas na Ásia Menor: Avaliações, instruções, repreensões e encorajamentos. Para a última, a igreja morna em Laodiceia: "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo" (3:20).

EM NOME DO PAI

46% admitem ter deixado de falar com familiares sobre|por causa de política (Datafolha). A beligerância invadiu igrejas, envenenou ambientes e destruiu amizades na maior Nação Católica do mundo e na democracia em que mais crescem evangélicos-protestantes...

sábado, 3 de dezembro de 2022

JESUS E AS "GENTALHAS"

"Dizes com quem andas e eu te direis quem és" - Adágio Popular

Jesus foi permanentemente acusado de conviver com "gentalhas", de acordo com a cobertura jornalística de Lucas:

"Vocês dizem: ‘Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores"... (7:34).

"Mas os fariseus e os mestres da lei o criticavam: Este homem recebe pecadores e come com eles" (15:2).

(Nem precisaria dizer ao Nazareno: Se junte aos que são de sua laia!..)

Para quem categoriza, discrimina, rotula pessoas:

De tão SIMPLES, IGUAL E COMUM, quando foi preso, Judas precisou IDENTIFICAR o Nazareno com um beijo...

(Imagem: Icon Bizantino) By Geraldinho Farias

O PODEROSO SERMÃO

Dado o envolvimento visceral de igrejas e pastores com partidos e políticos, não surpreenderá o TSE, no próximo pleito, instalar urnas eletrônicas nos templos, convertendo-os em sessões eleitorais.

O uso oportunista de políticos de cultos é secular; a bênção de pastores com políticos é o fenômeno. Políticos travestidos de religiosos encontraram em religiosos travestidos de políticos, o casamento dos sonhos.

Desta "sagrada família" - púlpitos com urnas, bíblia com votos - provavelmente, resultarão filhos desigrejados e em escala industrial...

(Publicado originalmente em Setembro de 2022) By Geraldinho Farias

OS QUE COAM MOSQUITOS E ENGOLEM CAMELOS

Os mestres da lei, fariseus e saduceus, eram juízes implacáveis. Eles classificavam, rotulavam e perseguiam pessoas. Jesus andava com cobradores de impostos, marginais, prostitutas e doentes. Aqueles, o condenavam por isto.

Em Mateus 23 Jesus denuncia suas dissimulações, conveniências políticas, falsos moralismos, porque exploravam viúvas; ignoravam os necessitados; aparentavam piedade, mas eram gananciosos; produziam regras pesadas – para os outros, afastando-as do Reino de Deus: “...Não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam” (2-4).

UMA ADVOGADA EXTRAORDINÁRIA (NETFLIX - COREIA DO SUL, 2022)

Retratar pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nunca foi fácil: Ou deságua numa caricatura ou.. Na romantização dos personagens. "Rain Man" e "Forast Gump" soam honrosas exceções (Sean Pean in Uma Lição de Amor, forçado). A obra sul-coreana deu um tom lúdico para um tema caro.

MEIAS VERDADES

É absolutamente comum e normal usarmos meias de pares diferentes em nossa família

Aliás, as meias são "me" porque as "ias" somem! Misteriosamente vão para a lavanderia e voltam divorciadas, viúvas, órfãs, solitárias... Vão pares e voltam ímpares; vão inteiras e viram "meias"!

Disputamos entre nós quem é o/a especialista (ou recordista) em perdição, sequestro, abdução... De meias!

Há algum tempo decidimos não fazer campanhas de "procura-se o par de meia sujo ou rasgado". Preferimos a recontagem dos pares para levantar possíveis "adoções", casamentos e combinações

Surgem "pares" fakes, trans, "meiafetivos", surreais, bizarros etc Jamais devemos discriminar ou excluir as MCDs - "meias com deficiências". Aqui não calçamos meias: Vestimos!

Usar meias trocadas nunca foi moda, afinal, nunca tivemos opções... Adotamos a política da diversidade: Sem pé-conceitos. By Geraldinho Farias

NEM ANJOS, NEM SUPER-HERÓIS III

A automutilação fatal é fenômeno social. Impressiona sua recorrência entre ministros religiosos. Porque no imaginário popular temos os religiosos envoltos a símbolos que traduzem paz, vida, convicção e... Saúde!

CONTINÊNCIA AO AMOR (NETFLIX - EUA, 2022)

A automutilação fatal é fenômeno social. Impressiona sua recorrência entre ministros religiosos. Porque no imaginário popular temos os religiosos envoltos a símbolos que traduzem paz, vida, convicção e... Saúde!

A GRANDE RENÚNCIA

O fenômeno batizado pelo professor e psicólogo Antony Klotz de “Great Resignation” para descrever a onda de pedidos de demissão voluntários nos EUA desde o início da Pandemia, revela a dinâmica de nosso tempo: É contraditório ante a crise econômica demissões voluntárias - de início, por trabalhadores mais jovens e menos qualificados, agora, por profissionais mais velhos, experientes e especializadas.

PERDÃO

Em 2000 e 2004, o Papa João Paulo II pediu perdão pelos erros históricos da Igreja relacionados à Inquisição: "Quanto para as feridas deixadas na memória (coletiva) depois daquilo." Gesto repetido pelo Papa Francisco aos indígenas do Canadá (imagem).

Bom seria se os "papas" das denominações evangélicas/protestantes fizessem o mesmo:

O MÉDICO E O MONSTRO

(Vez ou outra fomos assaltados com a informação de que um Médico abusou, violentou, assassinou... É sobre isso!)

A obra "O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Mr. Hyde", de Robert Stevenson (1886), narra a dupla personalidade do pesquisador Dr. Henry Jekyll. Na Londres no Séc. XIX o médico acredita que bem e mal coexistem nas pessoas. Para provar sua teoria ingere uma fórmula: Seu alter ego é revelado, a quem chama de Mr. Hyde. Violento, Hyde foge ao controle do Dr. Jekyll...

sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

EU X JESUS DE NAZARÉ

Eu pediria por fogo contra a aldeia dos Samaritanos resistentes

Eu apedrejaria a Adúltera

Eu me contentaria com 99 ovelhas sob meu domínio

Eu fecharia as portas para o filho esbanjador, mesmo arrependido, e celebraria minhas razões

Eu passaria indiferente à qualquer vítima na estrada de Jericó a Jerusalém

OS "ALGUENS" QUE SE IMPORTAM

Nem tudo está perdido. Há alguém que se importa; ou "alguéns" - alguns que se importam...

Em socorrer o acidentado

Em devolver o que foi perdido

Em acolher o animal abandonado ou ferido

Em ceder o lugar a quem precisa

A dividir o pão para o faminto

A compreender e respeitar o outro que age, sente e pensa diferente

“FAKESCÍPULO”

Jesus chamou 12 discipulos Dos 12, havia um falso, o fake O "Fakescípulo" andou com Jesus por 3 anos O Mestre abriu sua inti...