quarta-feira, 4 de agosto de 2021

PARA WALKYRIAS, PAIS E EDUCADORES

*Lucas Santos, 16, filho da cantora Walkyria Santos, finalizou a própria existência após reações violentas a vídeo seu no TikTok, em Natal|RN neste 03|08.

Mãe, não é a “internet está doente”, mas, faz adoecer; não é o Tik Tok que “é nojento”, mas as redes são ambientes para o melhor e o pior da human nature.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

NEM ANJOS, NEM SUPER-HERÓIS

As cúrias da França e Irlanda nos últimos anos tem se debruçado sobre um fenômeno trágico: A morte auto-provocada de alguns de seus párocos. O fenômeno não é exclusividade de padres – pastores, pela simbologia da função, repercute de forma avassaladora sempre que ocorre.

Em novembro de 2016 os padres Rosalino Santos, 34 (Corumbá|MS), Ligivaldo dos Santos, 37 (Salvador|BA) e Renildo Maia, 31 (Contagem|MG) finalizaram as próprias jornadas. Foram 17 padres que suicidaram no Brasil entre 2017 e 2018. Tragédias que inundaram Boqueirão do Leão|RS e Volta Redonda|RJ, nestes 14|02 e 21|03, com as mortes do Pe. Paulo Mayer, 54, e do Pe. Olímpio Velazco, 59, respectivamente.

quarta-feira, 16 de junho de 2021

POR QUE PAREI DE TORCER

Fui daqueles que viveram luto na Tragédia do Sarriá em 1982. Em 1986 ainda um romântico, sob paixão juvenil, com a então Seleção Brasileira de Futebol.

Em 1990 durante a Copa da Itália, jogadores fizeram protesto por mais dinheiro. Descobri que servir ao país numa Seleção não era apenas honra e privilégio... A partir de então, Ricardo Teixeira reinaria por décadas a fazer da Seleção um grande negócio, com parcerias nebulosas, o que culminou na CPI da CBF|Nike que, como outras no país, terminou em "pizza", graças à Bancada da Bola - políticos em conluio com a CBF.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

O FAROL DAS ORCAS

Uma mãe sai de Madri com o filho autista, em busca de um biólogo que vive numa reserva marítima na Patagônia argentina. É sobre como explorar vínculos (Apego & Perda, de Jonh Bolby) é capaz de nos levar a estágios imprevisíveis e ilimitados da maturidade:

Uma intercessão entre o vínculo que Beto Bubas construiu com os animais marinhos e o que constrói com Tristán. Apesar do roteiro se basear em Agustín Corazón Abierto, a ficção denuncia o (sub)mundo de três humanos solitários, ao desafio de rupturas: Do biólogo num deserto, da mãe abandonada e de uma criança a ser decifrada.

Sensível, delicado, visualmente arrebatador - fotografia - Óscar Durán - de tirar o fôlego, trilha precisa. A celeridade final não comprometeu o todo. Podemos, nalguma medida, sentir|fazer|pensar no outro deste triângulo, para ouví-los com profundidade e exercitar empatia - é o convite de Gerardo Olivares (Produção Hispânico-argentina, 2016 - Catálogo Netflix). By Geraldinho Farias

terça-feira, 8 de junho de 2021

PE. ZEZINHO, 80

Não é fácil descrever e mensurar a obra de José Fernandes de Oliveira, o popular Pe. Zezinho - "Zezinho" no diminutivo, um contraditório à sua vasta e frutífera semeadura na literatura e na música.

Dois fenômenos são associados a muitos religiosos de quaisquer matiz no Brasil: Os recorrentes desvios, corrupção e apego ao dinheiro e poder. Dessa seara, Pe. Zezinho passou longe em 55 anos de vocação.

segunda-feira, 31 de maio de 2021

O ANTI-HERÓI

O esporte se tornou um grande negócio e, os atletas, celebridades. Eis que no palco da Uefa Champions League debutou - não necessariamente uma surpresa - o parisiense N’Golo Kante:

quarta-feira, 19 de maio de 2021

BIG BROTHER E INSTAGRANIZAÇÃO

Esse tempo em que tudo é espetacular - o sexo, o parto, o aniversário, o noivado, o casamento, a morte...

Se publica tudo sobre tudo

Fim da fronteira - público x privado?

O modelo nos impõe ser atores, personagens, ícones

segunda-feira, 10 de maio de 2021

O PARA-RAIOS

(Jo 8.1-12) O Mestre se assenta e o povo se achega. Então os fariseus e mestres da Lei introduzem uma mulher surpreendida em adultério

Perguntaram-No: "A Lei de Moisés manda apedrejá-la. Qual a sua opinião?"

segunda-feira, 3 de maio de 2021

UM OUTRO LUTO

Relacionamentos conjugais podem terminar. Concordemos ou não. Aceitemos ou não. De forma prematura ou tardia. A multidão dos que decidiram terminar|separar é crescente - muitas vezes como um ato de sobrevivência.

Os motivos são diversos. Compreensíveis ou não. O mais comum é que achemos as relações reabilitáveis - e muitas vezes são, ou, com mediações responsáveis ciclos possam ser renovados - também verdade.

terça-feira, 27 de abril de 2021

MEU PAI (EUA, 2020)

O filme repete a fórmula de “Pra Sempre Alice” (2015), sobre pessoa com Alzheimer. Mas com perfeição: Florian Zeller descreve o declínio de uma mente do ponto de vista do protagonista, por Anthony Hopkins, em mais uma atuação magistral.

segunda-feira, 26 de abril de 2021

S. FRANCISCO ÀS AVESSAS

"Senhor, não fazei-me instrumento de vossa paz

Onde houver amor, que eu leve o ódio

Onde houver perdão, que eu leve a ofensa

Onde houver união, que eu leve a discórdia

segunda-feira, 19 de abril de 2021

BEBÊS A BORDO

Dr. Lucas narra o episódio peculiar da Visitação de Maria à sua prima, Isabel (Lc 1.39-56)

Envolve 2 mulheres – e gestantes, numa sociedade patriarcal;

Gestações anunciadas por anjos, sob os propósitos do Eterno;

São milagres – um, apesar da esterilidade e maturidade; o outro, apesar da virgindade;

Ambos com nomes já escolhidos: João, “YaWeH é Misericordioso” e Jesus, "YaHweH é Salvação";

Impactam os futuros pais – Zacarias fica mudo; José, sob choque, intenta fuga;

Envolvem dois bebês especiais: Um é o profeta que anunciaria o Messias; o outro, o Messias anunciado.

terça-feira, 13 de abril de 2021

quarta-feira, 7 de abril de 2021

JESUS DE NAZARÉ E O CINEMA

De acordo com a estereotipia dos super-heróis, a composição de sucesso são poderes, atributos físicos, interação com mulheres etc. O personagem mitológico retratado pelos evangelhos passa longe... Mas o Cinema retratou-o. Na maioria das vezes de acordo com a Tradição - à não destoar da construção Ocidental (cabelos longos, olhos verdes|azúis, gestual cauculado etc). Algumas películas:

segunda-feira, 29 de março de 2021

UM DURO GOLPE NA PROSPERIDADE

O Brasil foi terreno fértil para as igrejas propagadoras da Teologia da Prosperidade. Grupos pentecostais e neopentecostais explodiram nos anos 80 e 90 tornando-se fenômeno sociológico de impacto, redesenhando o comportamento e o trânsito religioso dos brasileiros.

quarta-feira, 24 de março de 2021

NÃO APRENDI DIZER "ADEUS"

"Então o rei comoveu-se, subiu ao quarto que estava por cima da porta e pôs-se a chorar. E enquanto ia, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho Absalão! Por que não morri em teu lugar? Absalão, meu filho, meu filho!" - 2 Samuel 18:33

Minha rede se tornou um "obituário", sobretudo por caros amigos vítimas de Covid19, ampliado pelas restrições de ritual e presença para manifestar pessoalmente solidariedade.

sábado, 20 de março de 2021

O CONTADOR DE HISTÓRIAS

Jesus arrebatou corações ao compartilhar histórias com enredo, narrador, personagens, tempo, espaço, discurso e mensagens subjacente – lições para toda a vida - com raciocínio lógico para atingir seus ouvintes.

Figuras de linguagem são predominantes nas parábolas; metáforas, comparações, símbolos e antíteses visando ilustrar, clarear e humanizar Seu Reino.

quarta-feira, 17 de março de 2021

O RECEPCIONISTA (EUA, 2020)

Ensaiou uma “Janela Indiscreta” contemporâneo; passou longe da ideia Hitchcockiana. Flerta com suspense, drama, policial, romance...

O destaque fica com Tye Sheridam como Bart - esforçado. Não é fácil a construção dum asperger. Mas, excedeu na

segunda-feira, 8 de março de 2021

AS MULHERES DE JESUS

Mateus desenha a árvore genealógica de Jesus com 5 mulheres - Tamar, que engravidou de Judá, seu sogro; Raabe, a prostituta cananéia que ajudou os hebreus em Jericó; Rute, uma pagã moabita, que seduziu Boaz; Batseba, a mulher de Urias que, antes, foi amante do rei Davi; e, finalmente, Maria, a mãe de Jesus. Uma linhagem incomum, com mulheres alvos da graça de Deus!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

TRÊS CRISTOS (2020)

A experiência real do final dos anos 50 e início dos anos 60 é a narrativa de Três Cristos (EUA, 2020): O complexo manejo de um médico incrédulo, Dr. Alan Stone (Richard Gere), a tratar de 3 esquizofrênicos e paranoicos que dizem ser Deus.

A trama inusitada é cheia de diálogos longos e reflexões existencialistas que, paralelo, envolvem o cotidiano familiar do Dr. Stone e as crises de sua assistente, Becki (Charlotte Hope). Um show de interpretação, especialmente Walton Goggins (Leon). Tudo muitíssimo interessante. Confira no https://flixfilmes.org/filme/tres-cristos-2020-online/ By Geraldinho Farias

“FAKESCÍPULO”

Jesus chamou 12 discipulos Dos 12, havia um falso, o fake O "Fakescípulo" andou com Jesus por 3 anos O Mestre abriu sua inti...