segunda-feira, 19 de abril de 2021

BEBÊS A BORDO

Dr. Lucas narra o episódio peculiar da Visitação de Maria à sua prima, Isabel (Lc 1.39-56)

Envolve 2 mulheres – e gestantes, numa sociedade patriarcal;

Gestações anunciadas por anjos, sob os propósitos do Eterno;

São milagres – um, apesar da esterilidade e maturidade; o outro, apesar da virgindade;

Ambos com nomes já escolhidos: João, “YaWeH é Misericordioso” e Jesus, "YaHweH é Salvação";

Impactam os futuros pais – Zacarias fica mudo; José, sob choque, intenta fuga;

Envolvem dois bebês especiais: Um é o profeta que anunciaria o Messias; o outro, o Messias anunciado.

Nenhuma escritura versa profundamente sobre a maternidade tal qual esta Lucana:

“Ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo. E exclamou com grande voz: Bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre. E de onde me provém isto a mim, que venha visitar-me a mãe do meu Senhor? Pois eis que, ao chegar aos meus ouvidos a voz da tua saudação, a criancinha saltou de alegria no meu ventre.” (41-44).

A reação do Bebê dispensa qualquer academicismo; quanta sutileza! (Arte: M. Albertinelli - Visitazione, 1503) By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...