segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

ADÚ (NETFLIX - ESPANHA, 2020)

Três linhas narrativas descrevendo experiências divergentes, mas, que de alguma forma, se cruzarão lá na frente de forma implícita - ou ao gosto do expectador. As conexões não foram bem elaboradas, o que não compromete a evolução do drama.

São nas reflexões esparsas o trunfo do roteiro que implica nos finais de Adú (o surpreendente Moustapha Oumarou), Gonzalo (Luis Tosar) - o protetor de elefantes e sua filha, Sandra (Anna Castillo), e, ainda, a inglória missão do policiamento na fronteira.

O filme denuncia uma das chagas do Séc. XXI: A emigração em massa. Em meio à crueza pela sobrevivência, a história mostra vínculos, despedidas e recomeços - e a belíssima fotografia vai junto. Não é fácil de assistir - mas é necessário.

*Sobre os invisíveis: Em 2018 64.120 pessoas entraram na Espanha de forma ilegal; em 2019 foram 33.261 pessoas. O número de menores, no entanto, subiu... By Geraldinho Farias

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

BEM-VINDO A MARLY-GOMONT

Não, não estamos diante de uma super-produção, atores de primeira linha, fotografia e trilhas primorosos. “Bem-vindo a Marly-Gomont” (França, 2016 – Netflix) narra história real de Seyolo Zantoko, recém-formado em Medicina que decide ser médico num vilarejo distante de Paris - janela para a sonhada cidadania francesa, a ser o médico pessoal do Ditador Mobuto no Congo.

Ambientado na década de 1970, narra de forma pouco ácida – com bom humor, a luta de Seyolo a enfrentar, cotidianamente, o muro quase instransponível do racismo, rejeição e intolerância num vilarejo que jamais viu pretos em seu cotidiano.

O quanto vale deixar suas raízes e lutar por aceitação? O quanto você se submeteria para ser bem sucedido? É ambivalente discordar do personagem e seus valores, mas continuar torcendo para que ele consiga.

Apenas obrigatório para pais e educadores! By Geraldinho Farias

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

MARIA LACTANTE

Não é incomum a representação de Maria amamentando o menino Jesus. Desde o Séc XII há diversas versões - aqui, por Andrea Solari - 1507, Louvre.

Apesar dos evangelhos silenciarem sobre o cotidiano da Sagrada Família, a arte reproduzi-lo é algo absolutamente significativo. Deus encarnou em Jesus de Nazaré e as ilustrações retratam uma família comum.

Amamentação é vida

Para além do fornecimento de alimento e nutrientes

É comunicação

É fornecimento de imunidade

É a construção do afeto

Fundamental etapa na consolidação do vínculo

Donald Winnicott (1896-1971), pediatra e psicanalista inglês, lançou luzes sobre o amadurecimento pessoal, estudando o bebê e sua mãe como uma “unidade psíquica” (e não como dois seres distintos): Não há como descrever um bebê sem a mamãe!

Depois, gradualmente, a maturidade vai transformando a mãe em algo externo e separado do bebê. Objetos transicionais (paninho, ursinho etc.) surgem na passagem da dependência absoluta para a relativa, ajudando a amenizar a angústia de separação e ausência materna.

Ao humanizar figuras canônicas, as obras de arte possibilitam proximidade e identificação: Humanos como nós! By Geraldinho Farias

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

SANTA PLACENTA

Seu (teste) Positivo foi o anúncio do Anjo Gabriel (Lc 1.31ss):

A interrupção da menstruação da jovem e virgem hebréia, escolhida para ser a Mãe do Salvador, inaugurou as 38 semanas mais especiais de uma Maternidade!

O Sagrado implantou-O no óvulo:

A fecundação dos gametas, o zigoto, o embrião, feto, naquela bolsa gestacional, líquido amniótico envolto, tornou aquele ventre a porta de entrada para o Deus encarnado...

A placenta sagrada de Maria tornou-se a Capital do Mundo, palco do maior espetáculo da Terra, epicentro da Eternidade;

experiência única e irrepetível;

eis o Pré-Natal Original!

Somente a ressurreição daquele Ser, 3 décadas depois, seria outro incomparável Evento!

O Maior de Todos nasceu como um de nós. (The Visitation - Raphael, 1517) By Geraldinho Farias

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

A EXCEÇÃO (THANKSGIVING DAY)

Jesus entrou numa aldeia e ao seu encontro vieram 10 leprosos (Dr. Lucas, 17.11ss) – judeus e samaritanos, estes desprezados por aqueles, por motivos religiosos e étnicos.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

BEIJE O SAPO

Os Anuros somam mais de 5000 espécies de sapos, rãs e pererecas. Os sapos são mais troncudos, possuem glândulas paratóides, têm pele mais rugosa e seca, são mais terrestres, possuem hábitos noturnos e os machos coaxam pelas fêmeas. De pele fina e permeável a respiração nos anuros é realizada através da pele, que absorve a água.

quinta-feira, 22 de outubro de 2020

QUEM NUNCA?

Crianças brincam, riem, choram, invejam, se ofendem... E brigam. Não são de plástico, borracha ou acrílico. Parte do repertório de desenvolvimento.

Aos que analisam a atitude de uma ("invejosa", "sem noção", "psicopata"...), e de outra ("violenta", "mal-educada"...) procurem ajuda.

Todos nós invejamos, brigamos, reagimos, com irmãos, amigos... É a construção do ser.

No mundo dos perfeitos, certinhos, sacros, dos que jamais saíram no braço ou perderam a compostura, crianças são proibidas de expressar emoções. Mundo chato. E doente. By Geraldinho Farias

terça-feira, 13 de outubro de 2020

ETERNO ENQUANTO DURA

O espetáculo hollywoodiano de GUSTTAVO LIMA e ANDRESSA SUÍTA realizado nas Minas Gerais por $1,6 mi há 5 anos, acabou. O ex-Casal foi além do protagonizado por WHINDERSON NUNES e LUISA SONSA em Alagoas, por $2 mi, e que durou 2 anos... A cada “cashowmento” regado a zilhões e com prazo de validade, a instituição secular é banalizada e desacreditada.

Com produções padrão Disney as indústrias de Entretenimento e Cosmética não entram em crise. Redes sociais alimentam ilusões da patuleia em replicar o paraíso criado por apps, plataformas e telas: Expectadores|seguidores inflam a audiência de teatros midiáticos com curtidas e boatarias, sintoma da inversão de (e do$) valores.

Nunca se casou tanto; nunca se separou tanto. Não será o último fim de Conto de Fadas do showbiz – mantido por casamentos, separações, novos casamentos, novas separações...

A “instagranização” faz sofrer quem vive de comparações, cobiças e invejas do glamour - dos outros. Ostentações, figurinos e festas fictícias consolidam a era das aparências. Famélicos por famosidades incensarão o próximo Casal Perfeito a contradizer a união "até que a morte os separe". By Geraldinho Farias

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

DANÇA COM LOBOS, 30

O trintão é uma mistura de western com épico. Diferente do convencional - índios antagonistas e estereotipados, coisa do expansionismo americano, eis uma vivência humanista de um militar com os Sioux.

O bravo e condecorado Jonh Dunbar (Kevin Costner) escolhe servir na fronteira. O roteiro descreve sua amizade com um lobo, batizado pelos índios de Dança com Lobos. Do choque cultural à assimilação, o inimigo que se infiltra e se torna um deles. O maior trunfo da história de 3 horas é a exposição da natureza humana. Tudo regado a uma trilha sonora primorosa, fotografia sensacional, cenários, e um grande elenco. Ambiente hostil regado à sensibilidade: Dança Com Lobos (EUA, 1990). Atemporal. By Geraldinho Farias

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

O DIABO DE CADA DIA

O Diabo de Cada Dia (EUA, 2020) tem muitos, muitos atributos:

A sacada de uma narrativa – sim, o narrador dá um tcham no roteiro, nos instiga a entender a cabeça dos envolvidos, à la Stephen King. E ambientação que lembra muito Onde Os Fracos Não Tem Vez, ligando duas cidades do interior dos EUA.

Estamos num thriller entre a II Guerra e a Guerra fria, na zona rural. E ai, mergulhamos na família de Willar Russel. É nesse ambiente que a fé cega motiva as maiores atrocidades – algo bem (su)real hoje em dia. Nunca devemos subestimar as condutas levadas a efeito por uma crença patológica.

O suspense nos prende sob uma fotografia primorosa. Outro destaque é o time de atores: Arvin Russel (Tom Holland) vai aparecer surpreendente na virada do 1º tempo; e Robert Pattinson, depois dessa, pede passagem para compor o 1º time de atores. Fazia tempo que não recebia algo entusiasmante nesta categoria. By Geraldinho Farias

terça-feira, 22 de setembro de 2020

DILEMAS DA REDE

O docudrama “O Dilema das Redes” (Netflix, 2020) reúne ex-executivos do Vale do Silício (EUA) e uma família fictícia - presas do algoritmo, de forma didática sobre um tema complexo: A manipulação e controle das

terça-feira, 15 de setembro de 2020

TOM & JERRY, 80

A série de curtas-metragens americana de William Hanna e Joseph Barbera, Tom & Jerry, chega aos 80 anos. A eterna rivalidade entre o gato e o ratinho, nos fornece reflexões sobre a vida:

Tom é um gato doméstico cinza, que vive de boas,é rápido, engenhoso e determinado, mas

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

VAMOS FALAR SOBRE ISSO?

O aumento dos serviços do SAMU e das ligações para o CVV (Centro de Valorização da Vida) para|por pessoas limítrofes em decorrência de crises extemas ou tentativas de automutilação e suicídio alertam para a sobrecarga do CAPS e NAPS – braços do SUS para saúde mental.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

FLOR QUE SE CHEIRA

Adotante de filhos em escala industrial, Flordelis foi alçada ao panteão da "Gospelândia": Virou cantora, diva, best seller, grife, fundou a própria igreja e... Foi eleita Deputada Federal.

Uma "evangélica 4.0": Da caridade-show ao poder, do púlpito à tribuna da Câmara, do ônibus de filhos à própria "empreja"... Foi um salto! O meio evangélico faz suas superstars e mulheres-maravilhas; barbies, coaches e gurus da prosperidade atraem milhões de seguidores e alimentam as "sagradas famílias" de ganância e, "FlorDEVIL", assassina do Pastor Anderson do Carmo, é seu produto.

Maior ainda - bem maior!, é a fila de desigrejados - ressentidos, desencantados, paridos das relações promíscuas entre fé, poder e $howbiz, enquanto o Mercado lucra com totens sacros e megas-igrejas.

"De todos os homens maus, homens maus religiosos são os piores” - C. S. Lewis By Geraldinho Farias

terça-feira, 18 de agosto de 2020

MORTE E VIDA SEVERINA

O barulho não é contra milhares de abortos clandestinos/ano no país

Nem contra um monstro - Tio de 33 anos, que violentou uma criança dos 6 aos 10 anos (!), e sua fuga...

Nem por 60 crianças/dia abusadas...

"Assassina" é a vítima de 10 anos - criada pela avó, que decidiu interromper a gestação amparada pelo Código Penal Brasileiro!

Gerentes das dores alheias: A complexidade vai além das convicções e frases de efeito. (Ch)Oro por ela. By Geraldinho Farias

terça-feira, 4 de agosto de 2020

"KOINEXÃO"

A Civilização está sendo configurada para a digitalização. Quando quase tudo for à distância, a igreja de Cristo deve ser o acesso, o abrigo e a presença onde conexões humanas acontecem, contrapondo ao distanciamento e frieza de telas, ícones, apps e virtualidades. (A criação de Adão - Michelangelo, 1511) By Geraldinho Farias

domingo, 19 de julho de 2020

A OUTRA PANDEMIA

O Distanciamento Social imposto para o enfrentamento da Pandemia COVID-19 implicou num colateral: O distanciamento definitivo de milhares de casais e famílias. A busca por escritórios de advocacia cresceu 177%

quinta-feira, 2 de julho de 2020

O FILHO PRÓDIGO

Rembrandt em “O Regresso do Filho Pródigo” (1662), retrata o reencontro do Filho mais novo da Parábola de Jesus (Lucas 15), com seu Pai. A volta do rebelde que ao esbanjar tudo vê-se humilhado e, arrependido e maltrapilho, volta para os braços abertos do Pai.

Henri Nouwen em O Retorno do Filho Pródigo (1992), analisou a obra:

sexta-feira, 26 de junho de 2020

A NANINHA É A MÃE

Imagens: Colagem Internet

O paninho, brinquedo, cobertorzinho, ursinho, fraldinha... O mimo que a criança não larga por nada possui um valor para além de lúdico: São os “objetos transicionais” que atenuam os impactos das mudanças na primeira infância.

terça-feira, 26 de maio de 2020

18 PRESENTES

Em 2 tempos, 18 Presentes (Itália, Netflix – 2020) conta a reconciliação entre mãe e filha - Elisa (Vittoria Puccini), a jovem grávida de Alessio (Edoardo Leo), e Anna, sua filha (Benedetta Porcaroli), a descrever uma história real e tocante.

Sobre o conflito de gerações - expectativas e frustrações, luto, reabilitações, e o quanto Sig Freud é presente: Em tela o inconsciente, édipo, a pulsão de vida (Eros), a pulsão de morte (Thanatos),...

O mérito de 18 é a história - uma limonada resultado de uma produção de baixo orçamento, atores esforçados e um cenário atraente – os limões de Francesco Amato. Para um drama não tornar-se “dramalhão” não é simples; ocorre uma desidratação...

É uma viagem no tempo? Um universo paralelo? Um sonho? Uma alucinação do coma? Uma catarse? Regressão??? Experiências como a da italiana Elisa Girotto, a mãe real de 18, dão em filme e justificam processos terapêuticos para o amadurecimento das relações e revisão de traumas.

Um filme para a família – sem palavrões, sexo, violências gratuitas, para re-descobrir e valorizar a simplicidade do cotidiano. By Geraldinho Farias

quinta-feira, 14 de maio de 2020

THE ACT - SÉRIE

The Act (EUA-2019) dramatiza a história real e chocante já descrita pela HBO em 2017, sobre Gypsy Rose e sua mãe, Dee Dee Blanchard. A mãe, numa provável Síndrome de Munchausen*, impôs à filha doenças

sexta-feira, 1 de maio de 2020

AS BEM-AVENTURANÇAS E O CORONAVÍRUS

“O Ministro da Saúde vendo a multidão enfrentando a Pandemia, fez uma live e, aproximando-se os de sua equipe, os ensinava dizendo:

Bem-aventurado os solidários no espírito, doando máscaras, alimentos e álcool em gel, porque deles é a saúde dos céus.

quarta-feira, 22 de abril de 2020

O BOM SAMARITANO X CORONAVÍRUS

El Bon Samarità - Pelegrí Roquer (1838, manipulada)

O Doutor perguntou: "Quem é meu próximo?" Jesus disse: “Um homem defendia que a Pandemia era uma conspiração romana contra os judeus; descia de Jerusalém a Jericó quando foi infectado pela COVID-19. Com febre e tosse, caiu na estrada com dificuldade para respirar.

domingo, 12 de abril de 2020

O MILAGRE DA CELA 7

Ramake da peça coreana, a produção turca é um achado. Também para avisar que, procurando, podemos garimpar obras bem elaboradas fora dos EUA, como o italiano A Vida é Bela, de 1997, e O Caçador de Pipas, de 2007.

quarta-feira, 1 de abril de 2020

A CASA (NETFLIX, 2019)

Javier Muñoz (Javier Gutierrez) é um publicitário de sucesso em Barcelona: Classe média alta, conforto, apego aos bens... Até que perde o emprego, o status, deixa o topo, e resiste ao recomeço como um comum. 

A Casa (Espanha - 2019) retrata uma família em declínio e o drama de um pai de família – que vai do desespero ao crime, do surto à psicopatia. Dizem que conhecemos melhor as pessoas quando elas têm tudo, ou... Quando tem nada. Para nos mostrar quão invejosos, obcecados e inconsequentes somos (ou podemos ser).

Quantos retornam 2, 3, 4 casas de onde estavam? Quantos mantém a sanidade??? O filme desnuda as repercussões por dentro nas relações familiares: 2 torneiras que gotejam simbolizam os modelos de vida de Javier - uma, inoxidável num palácio; outra, esquálida numa casa simples. Tomado por ambição tem gente disposta a tudo (tudo mesmo) pra manter a perfect life. Cuidado com comparações!

O roteiro não sai dos trilhos até quase ao final quando acelera demais. Mas como trajetória psicológica cheia de tensão, é muito, muito bom! By Geraldinho Farias

sexta-feira, 27 de março de 2020

O POÇO (NETFLIX, 2019)

Distopia é um lugar surreal, anti-utopia, uma circunstância imaginária de opressão, desespero, privação. “O Poço” (Netflix, 2019) é uma certeira metáfora social e distópica.

Numa prisão de vários andares, uma mesa farta, artisticamente produzida, desce com comida para os detentos; o set possui diversos andares. Enquanto passa é consumida pelos de cima e chega com migalhas para os de baixo...

terça-feira, 24 de março de 2020

FREUD - NETFLIX

Sigmund Freud (1856-1939)

Qualquer menção, obra, e em qualquer tempo sobre o Dr. Freud desperta expectativas. Freud deflagra paixão e ódio. Mais de 150 anos de seu nascimento e o impacto de sua obra no Ocidente, explica a repercussão. Eis a série da Netflix (EUA - Áustria, 2020).

domingo, 22 de março de 2020

OS 10 MANDAMENTOS - CORONAVÍRUS

Philippe De Champaigne - Moisés..., 1648

“Então falou Deus estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus que te livrei de todas as pandemias.

I. Não terás outros e maiores temores diante de mim.

II. Não farás imagens do Google nem algo semelhante na terra ou na nuvem, ídolos; não serás compulsivo por canais e apps; Eu visito a pandemia que acomete pais e filhos até a 3ª e 4ª geração.

terça-feira, 10 de março de 2020

GRU, EU E VOCÊ

Gru ambiciona ser o maior de todos os vilões. Para tanto planeja roubar a lua e superar seu rival Vetor, o ladrão da pirâmide egípcia. Por seu intento, usa 3 meninas órfãs como espiãs, infiltrando-as na bunker inimigo. Com esta trama “Meu Malvado Favorito” foi lançado há 10 anos.

segunda-feira, 2 de março de 2020

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

A MORTE DA BARBIE

A queda das vendas da Mattel na última década, puxada por uma demanda cada vez menor das bonecas Barbie, faz-nos perguntar se não haverá chegado ao fim uma era:

A "maternidade" de brinquedos convencionais vem amargando o aparente desinteresse pela boneca - o protótipo de mulher escultural, perfeita, modelo para adolescentes. Mas... Por que a Barbie estaria morrendo???

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

A POLÍTICA DO NAZARENO

Alessandro Turchi: Cristo e a Adúltera - França, 1619

Jesus conviveu com publicanos, fariseus, saduceus, partidários das mais diferentes facções e matizes. Dialogou de forma confrontativa e amorosa - em público ou no privado - com seus opositores.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

FROZEN 2

Nem mesmo a Disney escapa ao desafio de dar sentido, força e originalidade a um ramake. Frozen 2 esfria expectativas. O “2” não é uma expansão da história, mas uma aventura sobre Arendelle, a floresta e seus ancestrais.

Efeitos visuais são de tirar o fôlego - padrão Disney, mas não compensam (suprem) a narrativa mais fraca sobre personagens que se multiplicaram.

Elementos de vento, gigantes de pedra, o espetacular cavalo de água e o fogo (salamandra) são mágicos na exploração da mitologia. Vale a pena pela relação fraternal inquebrável de Elza (mais madura) e Ana, o humor incomparável de Olaf e, mais uma vez, o protagonismo feminino. É sobre uma busca para compreender verdades que atravessam gerações e determinam como somos e nos relacionamos.

O Frozen original de 2013, o lendário, continua no mais alto panteão da animação. By Geraldinho Farias

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

DOIS PAPAS

As divergências políticas e de estilo entre dois líderes, um conservador e outro progressista, é o pano de fundo para o destino da Igreja após a morte do Papa João Paulo II.

F. Meirelles e McCarten, direção e roteiro, descrevem a

“FAKESCÍPULO”

Jesus chamou 12 discipulos Dos 12, havia um falso, o fake O "Fakescípulo" andou com Jesus por 3 anos O Mestre abriu sua inti...