terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

A MORTE DA BARBIE

A queda das vendas da Mattel na última década, puxada por uma demanda cada vez menor das bonecas Barbie, faz-nos perguntar se não haverá chegado ao fim uma era:

A "maternidade" de brinquedos convencionais vem amargando o aparente desinteresse pela boneca - o protótipo de mulher escultural, perfeita, modelo para adolescentes. Mas... Por que a Barbie estaria morrendo???

Estímulos sensoriais oriundos das plataformas digitais parecem cada vez mais substituir o mundo fantasioso dos brinquedos físicos|materiais. A iniciação cada vez mais precoce das crianças pós-internet às telas tem formado compulsivos consumidores de aplicativos de smartphones. O abandono das formas lúdicas do brincar – artesanato, manuseio, imaginação, improviso - é o efeito funesto para os brinquedos. 

Será o indício de uma transformação cultural sem precedentes - em que gadgets, ícones e aplicativos tomaram definitivamente o lugar dos brinquedos convencionais na infância??? Eis uma reflexão confrontativa para pais e educadores. By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A SANTA QUE O MUNDO TENTOU APAGAR

Maria da cidade de Magdala - uma vila de pescadores do Mar da Galileia, na Judeia, a popular Maria Madalena, ou, apenas Madalena, é das pers...