A queda das vendas
da Mattel na última década, puxada por uma demanda cada vez menor das bonecas
Barbie, faz-nos perguntar se não haverá chegado ao fim uma era:
A "maternidade" de brinquedos convencionais vem amargando o aparente desinteresse pela boneca - o protótipo de mulher escultural, perfeita, modelo para adolescentes. Mas... Por que a Barbie estaria morrendo???
Estímulos
sensoriais oriundos das plataformas digitais parecem cada vez mais substituir o
mundo fantasioso dos brinquedos físicos|materiais. A iniciação cada vez mais
precoce das crianças pós-internet às telas tem formado compulsivos consumidores
de aplicativos de smartphones. O abandono das formas lúdicas do brincar –
artesanato, manuseio, imaginação, improviso - é o efeito funesto para os
brinquedos.
Será o indício de uma transformação cultural sem precedentes - em que gadgets,
ícones e aplicativos tomaram definitivamente o lugar dos brinquedos convencionais
na infância??? Eis uma reflexão confrontativa para pais e educadores. By
Geraldinho Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário