Os Anuros somam mais de 5000 espécies de sapos, rãs e pererecas. Os sapos são mais troncudos, possuem glândulas paratóides, têm pele mais rugosa e seca, são mais terrestres, possuem hábitos noturnos e os machos coaxam pelas fêmeas. De pele fina e permeável a respiração nos anuros é realizada através da pele, que absorve a água.
Os sapos usam línguas elásticas para capturar presas: Se alimentam de insetos e invertebrados - moscas, pernilongos, formigas, aranhas, minhocas etc.Ninguém é tão feio, gordo e lento que não seja importante: Os anuros ajudam na agricultura - controle das pragas, e são aliados da saúde - controle da dengue, malária etc. O sapos são inofensivos - não atacam; já os humanos... A ditadura da beleza e magreza os agridem: São estranhos, "feiosos", sujos e gordinhos mal-vindos... Não "engula"; beije os sapos!
Inúmeras pessoas vivem como sapos: Desvalorizadas, incompreendidas, segregadas, alvos de violência e preconceito. O sofrimento psíquico é imensurável. By Geraldinho Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário