quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SEPULCROS CAIADOS COM SUVINIL

Chamaeleonidae, símbolo da camuflagem (Imagem: Shutterstock)

A busca pela vivência autêntica deve ser meta permanente de um líder. Em qualquer ambiente – profissional, eclesiástico, comunitário, institucional – a transparência deve ser incentivada. Os Recursos Humanos estão mensurando o tal "clima organizacional" nas empresas, uma  condição para crescimento. A matemática funciona assim: Clima bom resulta em colaboradores engajados e uma significativa melhora para atingir metas.

Mas o clima organizacional - relacional, seja em qualquer nível, pode ser ameaçado por pessoas que aparentam ser o que não são, adotando condutas falsas e desleais.

No 1º. Século Jesus Cristo confrontou os religiosos que “jogavam pra torcida”, especialmente o grupo denominado Fariseu. O farisaísmo era um ramo da religião judaica formado por pessoas que exibiam  religião prá inglês ver, afinal escondiam comportamento contrário. Jesus denunciou o jeito fake de se mostrar. Mas essa conduta estereotipada que prima pela imagem em detrimento do conteúdo, estética em detrimento da ética, publicidade em detrimento da verdade, é evidente em muitos meios. Para muitos, não constrange.

O hipócrita é um ator – interpreta um personagem; se conduz ao contrário do que é de fato. Qualquer ambiente que se pretende amigável, fraterno, está sob ameaça quando hipócritas desfilam. Há termos populares que descrevem a conduta: O duas-caras, o cínico, o bi-polar, o nota de três reais, o gato-por-lebre, o anfíbio, o dublê ou clone... Nos anos 80 o Denorex – aquele que tinha gosto e cheiro de remédio, apenas parecia - virou "selo" de qualidade.

E circulam adágios: “As aparências enganam”; “Nem tudo o que reluz é ouro”; "Quem vê cara, não vê coração"; “Por fora, bela viola e por dentro...’’.

Sobre o estilo mascarado de ser: Alguns tem dificuldades em lidar com as próprias fraquezas e fragilidades. Procuram escondê-las. Encobri-las. A Sombra é um dos conceitos de (Carl Gustav) Jung. Criações mentais reprimidas influenciam as atitudes humanas. 

Há quem tenha medo de não ser aceito. De forma defensiva "turbinam" a imagem.

Tem aqueles que aparentam ternura, passividade, mas, quando atacam, dão na jugular sem dó. 

Outros tem problemas no caráter. Possuem habilidade em enganar, dissimular, mentir. Sabotam, conspiram, enrolam sem culpa. São potenciais implodidores de grupos, equipes; quantos de nós não possuímos experiências com “camaleões” que lograram êxito em apartar pessoas, contaminar ambientes e fragmentar forças. Invejosos, se comparam, sentem-se em déficit e atuam para roer e estilhaçar a felicidade alheia. Camuflados sofrem de autoestima baixa.

Jesus chamou os fariseus de seu tempo de “sepulcros caiados”. Assim como um túmulo podia exibir beleza, todavia guardavam cadáveres. Sepulcros caiados - podiam ser pintados de Suvinil, duas ou três demãos, guardavam múmias. Os hipócritas propagavam piedade e simplicidade, mas escondiam corrupção e arrogância. O exercício da maturidade requer que aceitemos os outros como são, com compreensão e respeito. 

Ambiente saudável é aquele em que as pessoas se ajudam mutuamente a melhorar. Líderes devem incentivar a humanidade. Amigos contribuem; juízes afastam. By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A SANTA QUE O MUNDO TENTOU APAGAR

Maria da cidade de Magdala - uma vila de pescadores do Mar da Galileia, na Judeia, a popular Maria Madalena, ou, apenas Madalena, é das pers...