terça-feira, 22 de julho de 2014

BILLY GRAHAM: UM PASTOR NO INVERNO


Família William Franklin ("Billy") Graham Jr nasceu em Charlotte, Carolina do Norte – EUA, em 7 de Novembro de 1918, na fazenda de sua família, onde produzia leite. Seus pais, Frank e Morrow Coffey Graham, o iniciaram na fé numa Igreja Presbiteriana Reformada e, em 1934, mudaram para o ministério batista da Convenção do Sul, onde o filho foi ordenado, em 1939.

Após terminar o ensino médio na Escola Sharon em Maio de 1936, Graham foi para a Universidade Bob Jones, em Cleveland, no Tennessee, e colou grau em teologia na Faculdade de Wheaton (Wheaton College), em 1943. Nesta época, Graham se juntou à Henrietta Mears da Primeira Igreja Presbiteriana de Hollywood que o ajudou na organização do acampamento Forest Home Ministries, na Califórnia, seu primeiro investimento no preparo e capacitação de obreiros. Ainda em 1943 casou-se com Ruth Graham, filha de missionários presbiterianos que atuavam na China. Da união, descendem 5 filhos, 19 netos e 28 bisnetos. Franklin Grahan é seu sucessor na organização que leva seu nome. D. Ruth faleceu em 2007. Assim Billy se referiu a sua amada por ocasião de sua partida: “Ruth foi minha parceira de vida, e fomos chamado por Deus como uma equipe,” disse. “Ninguém mais poderia ter carregado o peso que ela carregou. Ela foi uma parte vital e integral de nosso ministério, e meu trabalho através dos anos teria sido impossível sem o encorajamento e ajuda dela. Assim, sou grato ao Senhor que me deu a Ruth, e especialmente por estes últimos poucos anos onde estivemos juntos nas montanhas. Nós reacendemos o romance de nossa juventude, e meu amor por ela continuou a crescer mais profundo a cada dia. Sentirei terrivelmente a sua falta e olharei à frente ainda mais pelo dia que poderei me juntar a ela no Céu.”

Ministério Graham ajudou a fundar a Mocidade para Cristo, em parceria com o evangelista Charles Templeton. Sua empreitada evangelista começou em Los Angeles em 1949 por oito semanas e, depois, em Londres, por 12 semanas; a seguir, Nova York, no Madison Square Garden, em 1957, que aconteceu à noite durante 16 semanas consecutivas! Começavam as famosas cruzadas... Estima-se que Billy Graham já alcançou uma audiência direta de quase 210 milhões de pessoas em 185 países. O foco de seus sermões sempre foi "Jesus Cristo é o único Caminho de Salvação."
Mesmo durante a Guerra Fria – divisão política do mundo entre orientais e ocidentais, Graham conseguiu excursões improváveis em países da Europa Oriental, União Soviética e até mesmo na África, sob regime de Apartheid; feitos impossíveis, como pregar na Coréia do Norte.
Rio - Maracanã,1974
Brasil Graham trouxe suas cruzadas ao Brasil em 1960, 1963; e por quatro dias em 1974. Se diz que só quatro pessoas silenciaram o Maracanã: Ghiggia, autor do gol uruguaio que derrotou o Brasil na final da Copa de 50; Frank Sinatra; o Papa João Paulo II; e... Billy Graham que fez 219.427 pessoas orarem em silêncio em 6 de outubro de 1974, na Cruzada que reuniu espetaculares 615 mil pessoas!
Em fevereiro de 1979, no Morumbi, a BGEA contabilizou 25.756 decisões por Jesus (!!!) numa megaoperação de voluntários jamais vista no país; na ocasião o Presidente Ernesto Geisel recebeu uma Bíblia.
Seul, 1973: 1 milhão de presentes!
Superlativos e Recordes O alcance da Cruzada Minha Esperança em 2005 envolveu $ 6,8 bilhões e foi transmitida em 20 idiomas, com apoio de quase 1.500 diferentes denominações. Especialistas afirmam que em 2013, quando Graham se despediu, a Cruzada bateu todos os recordes de audiência já conseguidos durante 6 décadas de ministério. As cruzadas afetaram decisivamente a forma como grandes concentrações aconteciam, como os mega-comícios desde então; a forma e o discurso dos políticos; e a propaganda para se obter sucesso com mega-eventos.

Graham tem numa extensa e notável biografia a direção de diversas instituições de formação e aprimoramento de vocacionados. A Associação Evangelística Billy Graham (em inglês BGEA) foi fundada em 1950. A seguir, as extensões do ministério da AEBG:

'Hour of Decision', programa de rádio ouvido em todo o mundo há mais de 50 anos; especiais de missões na TV que são regularmente transmitidos nos horários nobres em comerciais dos Estados Unidos e Canadá; a coluna semanal de jornal, 'My Answer', feito por notícias de jornais de todo os EUA; a revista 'Decision Magazine', publicação oficial da AEBG.

O periódico mensal 'Founded Christianity Today' criado em 1956; o site passageway.org, dedicado ao público jovem da AEBG; a produtora 'World Wide Pictures', responsável pela criação e distribuição de mais de 140 filmes evangélicos e missionários, entre outros “braços” do ministério. A AEBG também ajudou em congressos mundiais de missões, como Berlim (1966) e Lausanne (1974).

Ninguém pregou para mais chefes de estado em toda a história. Para bosquímanos africanos, para aborígenes na Austrália, tribos africanas, árabes no Oriente Médio... Graham já pregou pessoalmente para mais pessoas do que qualquer pregador da história ao redor do mundo. De acordo com a sua equipe, a partir de 1993, mais de 2,5 milhões de pessoas tinham "Um passo à frente em suas cruzadas para aceitar Jesus Cristo como seu Salvador pessoal". A partir de 2008, a audiência de Graham's lifetime, incluindo rádio e televisão, superou 2,2 bilhões.














Integridade Nenhuma personalidade foi tão destacada em publicações das mais importantes da américa, como a Time, Life e Newsweek. Graham é democrata; mas teve relações amigáveis com os presidentes D. Eisenhower, Nixon – de quem era íntimo, Lyndon Jonhson, Clinton e Bush. De muitos presidentes foi conselheiro oficial.
Após os ataques de 11 de Setembro, Graham organizou um culto na Washington National Cathedral a pedido do presidente George W. Bush e de outros líderes políticos dos EUA. Foi responsável por serviços religiosos oficiais na Casa Branca, como cultos fúnebres de ex-presidentes, como o de Nixon em 1994.

Graham recebeu inúmeras condecorações por sua contribuição à paz, progresso da liberdade, causas da fé e humanitárias, como a Gold Medal, Big Brother of The Year Award e National Conference of Christians and Jews, por sua contribuição no diálogo entre cristãos e judeus, nos EUA, e a Knight Commander of the Order of the British Empire, na Inglaterra.
D. Eisenhower
Jonh F. Kennedy

Lindon Jonhson
Richard Nixon
Bill Clinton
Ronald Reagan

Barack Obama
G. W. Bush
Ex-presidentes: Bush, Carter e Clinton
A admiração que Graham conquistou na América e no mundo passa por seu absoluto rigor quanto sua conduta e integridade. Em 1957, quando passou a ser figura pública na mídia, 85% dos americanos o conheciam e ¾ acreditava em sua integridade. Um patrimônio de 80 milhões!

Martin Luther King Jr.
Rainha britânica
Fiel à única mulher de quem foi casado por 64 anos, Graham cercou-se por toda a vida de uma equipe de colaboradores a quem exigia absoluta integridade e competência. A “aparência do mal” era suficiente para entrar num elevador apenas e tão somente com sua esposa. Jamais seu nome foi relacionado a qualquer suspeita, acusação envolvendo dinheiro ou infidelidade. Mesmo no momento em que a Amércia viu cair um a um de outros televangelistas, como Jimmy Swaggart e Jim Bakker. Sua pregação não continha aditivos ou novidades doutrinárias, apenas o tema único “Jesus, o único caminho para Deus”.
Outra característica marcante, reafirmada por seus amigos é sua simplicidade. Desde os tempos em que trabalhou de caixeiro-viajante, vendendo escovas de porta em porta, aos tempos de  audiências com reis e monarcas, a humildade do evangelista é realçada por quem conviveu e convive de perto.

Papa João Paulo II
Críticas As polêmicas que o envolvem passam de largo sobre sua integridade. Colonialista? Foi o 1º. Evangelista a romper a Cortina de Ferro. Ele ajudou a abrir portas em países da África.

Nos 50 apoiou o New Evangelicalism, uma corrente que abraçava todos os evangélicos, mesmos os sem-denominação.

Graham distanciou-se de Nixon quando revelada as fitas do escândalo Watergate. “Essas falas revelam um homem que não conhecí”, disse.

Em 2002 gravações do caso “Richard Nixon Tapes” revelaram que 30 anos antes Graham reclamou de um “controle dos judeus sobre a mídia americana” que “deveria ser quebrado” para “não afundar o país”. Humildemente o evangelista pediu perdão para líderes judeus.

Suas visitas ao Vaticano em 1963 e 1982, para encontro com os papas de então foi alvo de críticas. Também foi acusado de não combater o racismo abertamente nos idos de 50 e 60. É fato que durante a segregação racial americana nos anos 60, pagou várias vezes fiança para Martin Luther King. Seus opositores reconhecem a contribuição de seu ministério.

Despedida Billy repetidas vezes falou que gostaria de morrer pregando. Quando de sua última aparição em Nova York, foi anunciado assim: “Esta noite, um dos ícones mais respeitados do mundo cristão protestante do século XX está dando adeus e pondo fim a seis décadas de ministério”. Bill Clinton, ex-presidente e presente no evento, de quem o Evangelista foi conselheiro, falou na ocasião: “We are grateful to God and to Billy Graham”.
Aqui, à esquerda, o evangelista com seu filho e sucessor, Franklin Graham. À direita, em seu último sermão na TV, "A Cruz de Cristo":
Franklin Graham
Último sermão na TV

Graham já planejava a sua saída devido a problemas de saúde. Ele sofre de mal de Parkinson há 20 anos, osteoporose e câncer de próstata. Devido à sua doença, Billy Graham transformou seu filho mais velho, Franklin Graham, sucessor no Ministério da AEBG.

Última aparição pública
Graham publicou cerca de 30 títulos, muitos dos quais "Best Sellers". Seu Livro de memórias, "Do Jeito Que Eu Sou" (1997), constou simultaneamente em três listas de livros mais vendidos por uma semana. Também figura na lista dos 10 homens mais admirados e influentes do mundo do Instituto Gallup, por inacreditáveis 55 anos, sendo 41 delas consecutivas. Elaborada desde 1946, o pastor é o Top Ten mais citado desde então.

Em dezembro de 2006 líderes da Convenção Batista do Sul dirigiram a cerimônia de inauguração da estátua erigida em homenagem a BG, no centro de Nashville. E frisaram: “É em honra a um homem que jamais almejou tal honra”.  Na figura o evangelista aparece em pé, segurando a Bíblia – seu gesto mais repetido, à sombra de uma cruz de 5m, com Jo 3.16 em sua base. A ausência dos filhos de Graham denunciou o constrangimento da homenagem.
Apenas um de seus netos discursou, evitando expressar qualquer vaidade e remetendo glórias a Deus: "Estátuas vem e vão, cidades vem e vão, e só a Palavra de Deus permanece para sempre. Meu avô nos deu o exemplo, não o de sermos grandes evangelisttas, mas o de pregar o evangelho com simplicidade". 

Se analisarmos sua vida e obra à luz das quatro estações BG vive seu inverno, mas, frutífero em todas. Inverno com aparato médico e equipamentos em seu entorno. Equipe se reveza para a manutenção de seus índices. Há muito não faz uso de sua consciência. Ladeado de filhos e netos em visitas e demonstrações de afeto. O bom soldado aguarda a convocação aos céus, onde será recebido com plena satisfação por seu General. A declaração bíblica “Combati o bom combate, terminei a carreira e guardei a fé” será absoluta verdade em sua vida.

Sua passagem para os céus será de grande comoção e repercussão na América e em todo o globo. Incontáveis vidas narrarão a própria conversão sob impacto dos apelos do decano com a Bíblia em punho mundo a fora, em estádios ou programas de TV. Impossível, indescritível, inavaliável contabilizar os descendentes dos que se converteram em seis décadas... É isso que torna-o Ícone.

Nota: O título deste Post é uma referência à Times, “A Christian in Winter”, quando BG fez 75 anos. Tudo o que se refere a Graham e seu ministério saltam aos olhos. São dados miraculosos sobre cinco décadas sem conexão  virtual, tal e qual a conhecemos hoje, somente sob o poder de Deus. Os números o fazem único: 180 países alcançados e uma audição de 200 milhões de pessoas! Não é exagero dizer que ninguém foi mais ousado e usado em proclamar o Evangelho, que o maior pregador do Séc. XX e, o homem que mais ganhou vidas para Jesus em toda a história. (Acréscimos: 
“O ministério de evangelismo online da Associação Evangelística Billy Graham alcançou um marco no último final de semana, ao registrar a 5.000.000ª pessoa a aceitar a Jesus através das mensagens que existem no site PeaceWithGod.

Os cinco milhões de convertidos pela estratégia de evangelismo da Associação aceitaram a Jesus após terem contato com apresentações de vídeo bem produzidas, com passagens bíblicas e explicações sobre o plano da salvação.
O projeto, lançado em maio de 2011, atualmente atinge 20 mil pessoas por dia. “Durante décadas, temos trabalhado para preencher espaços com pessoas que assim como Billy, Franklin ou Will Graham possam anunciar o Evangelho. (GospelMais - Nov14) By Geraldinho Farias

(Fontes: Billy Graham, Uma Autobiografia (United Press - 2008); Billy Graham, O Evangelista do Século (Hagnos); A Caminho de Casa (Europa – 2012); Wikipédia; sites da AEBG; todas as imagens usadas e editadas internet)

Um comentário:

A SANTA QUE O MUNDO TENTOU APAGAR

Maria da cidade de Magdala - uma vila de pescadores do Mar da Galileia, na Judeia, a popular Maria Madalena, ou, apenas Madalena, é das pers...