quinta-feira, 27 de junho de 2013

O MAIS PAULISTA DOS BAIANOS - ORIOSVALDO MOTA DE ALMEIDA

Sumaré, Janeiro de 2012
Aqui, minha homenagem ao líder Oriosvaldo, publicada em 26|06|2013, por ocasião da celebração de gratidão da IB Vl. Euro. O amigo foi chamado à presença de Deus em 17|01|14 (Editei a publicação de 06|13):

"Nascido em 03/01/1945, em Nova Canaã/BA, Oriosvaldo Mota de Almeida é filho de Seu Theotônio José de  Almeida, incansável evangelista, e dona Estelina Mota, doméstica - falecidos. O superlativo e a prosa fazem parte de sua vida desde sempre: É o 2º. dos 18 filhos que brotaram da frondosa
árvore. Sua infância foi na “Fazenda Formosa”, de seu avô, banhada pelo “Rio das Pombas” onde localizava-se a IB Futurosa, onde viveu seus primeiros passos no Evangelho.

Vocacionado, Ori, como é carinhosamente conhecido e apreciado entre seus pares, é da turma de 1979 da Faculdade Teológica Batista de S. Paulo, a mesma de Edson Queiroz e Guilherme Kerr Netto. Sua formatura se deu na PIB da Penha, então pastoreada por Orivaldo Pimentel Lopes e teve como Paraninfo o lendário Ary Velloso. Durante seu ministério lista entre seus mentores os mestres Irland Pereira de Azevedo, Elias Coutinho de Macedo e o saudoso Werner Kaschel.

Ori sempre foi um homem da Denominação. Sempre deu o melhor de seu melhor para os batistas. Fez de sua participação em assembléias e retiros, cena comum. Assim, presidiu a Ordem dos Pastores da região Noroeste (1985), a Associação Vale do Paraíba (1991) e a Ordem dos Pastores do ABC (2004-2008); chegou a ser convidado para coordenar Missões no Equador, por suas viagens missionárias em Guayaquil e Quito, por Waldemiro Tymchak, tarefa que não se concretizou.

Casado com a Professora Rosângela Martins do Couto Almeida, há 35 anos, cujos frutos são Guilherme – Procurador de Justiça (MG), Timóteo, cursando Engenharia – casados, e a Professora Caroline. Miguel, é seu 1º. netinho; Larissa, a 2ª netinha.

34 anos de ministério são 408 meses ou, 12.240 dias; ou ainda 293.760 horas; Ori experimentou por 102 vezes o ciclo das quatro estações. Enquanto o mundo assitia a 9 copas do mundo e olimpíadas, Ori pastoreou a PIB no Jd. Ismênia (S. José dos Campos) por 6 anos, a PIB em Penápolis por 5, a IB Jd. Emília (Jacareí) por 3 anos – todas na Terra dos Bandeirantes, e nos últimos 21 anos dedicou-se à IB Vila Euro, no ABC Paulista. São anos muitíssimos bem vividos!

Santista apaixonado, Ori é o mais paulista dos baianos. Sua contagiante simpatia é reconhecida em todo o Estado. “τω την τιμην την τιμην” (tô tên timên tên timên= a quem honra, honra - Rm 13.7)." Saudades! By Pr. Geraldinho Farias

5 comentários:

A SANTA QUE O MUNDO TENTOU APAGAR

Maria da cidade de Magdala - uma vila de pescadores do Mar da Galileia, na Judeia, a popular Maria Madalena, ou, apenas Madalena, é das pers...