O MOVIMENTO DOS SEM-OUVIDOS

Formado pelo canal, martelo, bigorna, tímpano, labirinto, estribo, nervo, cóclea, bulbo e tuba, precisamos invadir nossos ouvidos para concluir que eles não apenas servem de adereço ou não estão apenas separando nossas cabeças, ou até mesmo que haja um sentido de termos dois ouvidos e apenas uma boca.

Percebamos a anatomia das nossas orelhas:

Possuem o formato de feto para que sejam afetuosamente cuidadas;

Parece um labirinto para ajudar as pessoas a não se perderem;

Lembra uma concha, o que remete ao acolhimento.

Não é pouco o que os ouvidos fazem: O exterior recebe as ondas sonoras; a parte média, transforma essas ondas; a interna traduz para os impulsos nervosos através de nervo acústico até o cérebro.

Pergunto: Cuidamos dos nossos ouvidos???

Há alguns males que podem nos atacar como a otite – comum em crianças – quando uma infecção causa dores profundas. A labirintite, quando toda a estrutura é afetada – tontura, dores, desequilíbrio... A Tinnitus, o famoso zumbido, entre outras.

Otorrinolaringologista é o profissional que trata o nariz, garganta e ouvidos.  Acostumados a cuidar da voz, minimamente devemos periodicamente limpar os ouvidos. 

Mas a praga ou peste de nosso tempo é a sonegação de ouvidos, contrariando a recomendação de Tiago 1.19: “Todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar”. Ao subverter esta ordem, não nos surpreendamos dos males que causamos às pessoas em nosso entorno.

Não é exagero afirmar que saber ouvir foi a virtude mais marcante do Ministério do Cristo; lemos no Evangelho das Audições, o de João: O diálogo elucidativo com o Nicodemos (3); Sua sensibilidade e afeto para com a Samaritana no poço (4); Seu acolhimento e valor ao decano paralítico em Betesda... “Queres ficar são?” é o gatilho o desabafo do homem solitário... (5).

Se essa foi uma característica marcante no Mestre, pois, devemos desobstruir ou desocupar nossos ouvidos ou até mesmo prevenir distrações para que saibamos ser melhores ouvintes.

Ele respondia perguntando, porque queria ouvir!

- Mestre, o que fazer para herdar a vida eterna?

- O que está escrito na Lei?

... – ...E quem é o meu próximo?

- Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? (Lc 10).

Jesus, o Mestre tão perfeito como ouvinte... Quanto como pregador!

O Cristianismo pois, dá dinâmica estratégica para a audição: “Confessai as vossos pecados uns aos outros” (Tg 5.16) e “comunicai com os santos nas suas necessidades” (Rm 12.13), o que implica dar ouvidos, antecipando o sistema psicanalítico, de Sig Freud, em séculos, baseado na escuta sem censuras!!!

O bom ouvinte traz consigo uma série de virtudes: Paciência, empatia, disposição, intimidade... Do contrário o mau ouvinte é não-ouvinte! O apressado, o distraído, o impaciente, sonega vida para quem dele precisa...

Padecemos de líderes, amigos, familiares com ouvidos com cadeados, ouvidos off line, ouvidos obstruídos... O que significa distanciamento, frieza, insensibilidade!

Indivíduos sob dores agudas, desesperados, solitários, usam ouvidos de manicures, das filas nos bancos... Para desabafar!

Nada mais indigno que alguém implorar para ser ouvido; nada mais desumano que sonegar ouvidos! Há quem, sem ouvidos, prefiram ou decidam automutilar-se, cometer suicídio...

Atentemos para o “movimento dos sem-ouvidos”. Dele fazem parte gente sozinha, desamparada, desesperada.

Não somos nós, também, sonegadores de ouvidos - dos que não dão ou dos que não sabem ouvir???

Sem ouvir:

Ninguém é bom discípulo.

Ninguém é bom amigo.

Ninguém é bom conselheiro.

Ninguém é bom pastor. Bom padre, bom rabino...

Ninguém se relaciona sem ouvir

Por mais escutatória e menos falatória. Ouçamos mais. Ouçamos melhor. É um clamor. By Geraldinho Farias

"Todos Estão Surdos" (1971), em 2001...

Comentários

Postagens mais visitadas