A HORA DA AGONIA - APRENDENDO COM JESUS

G. Moreau: Le Christ au Jardin des Oliviers, 1880
Museu Nacional - Paris, France
Introdução

Continuamos a série Aprendendo com – A Hora da Agonia... Mt 26.36...

v.37 – “Entristecer-se e angustiar-se...” Proclamamos a divindade do Cristo. Este é um cenário para a sua humanidade!

(O Docetismo foi uma heresia no I Séc que defendia a humanidade de Jesus apenas aparente...)

Episódio entre a última ceia e a prisão. Nem festa sempre, nem prisão sempre. No meio há uma transição necessária. Um golpe na Teologia da Prosperidade.

Um jardim também é um lugar para agonizar – Getsêmani. A vida é irônica. No melhor momento, crises acontecem. Jardim Éden. Jardim Getsêmani, significa literalmente “lagar do óleo”, das oliveiras. O lagar era o lugar onde as uvas eram pisadas, para a extração do suco. Simbólico: Onde Jesus também foi pisado.

1.Momentos difíceis acontecem com todos. Até com Jesus! Acontecerá com você. Porque comigo... A Divindade não tornou a humanidade uma farsa, um faz de contas. Nossos sofrimentos nos identificam com o Salvador!
Diferente da vida “tudo azul”, “pare de sofrer”, da sedução das seitas, no mundo teremos tribulações!

Até o Cristo enfrentou a prova mais dura!

2. Não se isole. Ele foi com os amigos mais próximos. Eram 12. Confiou aos 3 – Pedro, Tiago e João, os mais próximos, como em todos os momentos de seu ministério (Estavam na Transfiguração). Enfrentar com - é menos doloroso!

O Cristianismo é uma irmandade; é uma comum – idade, onde vivem os “companios” = companheiros, de comer o pão juntos.

Jesus envia os 70, de 2 em 2! O casamento subjaz da sentença: “Não é bom que o homem esteja só”.

A Igreja vive das e nas mutualidades, os “uns aos outros”.

Isolamento é uma contradição. É uma negação da fé comum. Se na hora da agonia eu não compartilho com meus irmãos, então, para que serve uma comunidade?

Se nem mesmo Jesus abriu mão de seus amigos...

3. Abra seu coração para Deus – Ver os Salmos, hinos que exalam a humanidade – os medos, fraquezas...

“Não fale isso para Deus!” Fale. Ele não te ama menos por conta de sua sinceridade, do seu desabafo.

Salmo 57. 4-6: “A minha alma está entre leões, e eu estou entre aqueles que estão abrasados (reduzido, queimado...), filhos dos homens, cujos dentes são lanças e flechas, e cuja língua é espada afiada... Armaram uma rede aos meus passos, e a minha alma ficou abatida; cavaram uma cova diante de mim, mas foram eles que nela caíram.”

Diferente do que dizem que oração é falar com Deus, na verdade, oração é um diálogo.

Reconheça sua humanidade: “Minha alma está abatida até...” Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Desnude-se:  V. 37, “começou a entristecer-se e a angustiar-se”. Entristecer-se – “tornar triste, afetar com tristeza, causar aflição, magoar, afligir, ofender tornar alguém preocupado, fazê-l'o receoso”;

Angustiar-se - “estar ansioso, em grande aflição ou angústia, deprimido”.

V. 38, “a minha alma está profundamente triste até à morte”. Observe, não apenas “triste”, mas “profundamente triste”. Ou seja, “dominado com pesar a ponto da tristeza causar a própria morte”.

A essência desta “profunda tristeza” do Senhor estava relacionada ao seu horror pelo pecado, não dEle próprio, mas de toda a humanidade que iria LHE cair sobre o seu corpo na cruz. Nas palavras de Pedro temos: “carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados”, 1 Pe 2.24.

Há quem relacione tristeza a falta de fé. Há quem acuse depressivos de falta de fé... Se assim for, como julgar então, Jesus???

4. Não espere que as pessoas compreendam sua dor (Os discípulos dormiram.)

Ouvimos: “Eu sei o que está sentindo. Posso imaginar...” Na verdade muitas vezes as pessoas nem de longe mensuram nossa dor.

Podemos até mesmo compreender o sono como indiferença, insensibilidade, frieza... Também, uma auto-proteção deles por não saberem o que fazer!

Há quem minimize nossa dor.

Há simplesmente quem nos abandone ante nosso clamor.

Há quem se esconda porque não sabem o que fazer. Mas...

5. Deus é presente em todos os momentos – Mesmo nos mais difíceis (anjo consola)...

“Estou convosco todos os dias...”

“ Emanuel, o Deus conosco”

“O Espírito estará para sempre convosco”

Paulo: “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos” - 2 Co 4:7-9

6. Persevere – Ele volta 3ª. vez para orar.

Tem gente que espana quando é apertado.

Tem gente que desiste antes do jardim.

Tem gente que desiste no jardim.

Tem gente que entende que o sofrimento é por conta do pecado, sempre. Ou que é por conta do opositor, sempre. Foi o Espírito quem levou Jesus para o deserto.

As maiores lições tem como fonte nossos ciclos de maiores apertos.

7. Entregue-se à Vontade de Deus.

“Eis-me aqui” -  Isaías

“Cumpra-se em mim” – Maria

“Seja feita a Tua vontade” - Jesus

Jesus e a Consciência de Sua Missão. Isso talvez seja mais difícil. Quem se dispõe a sofrer, sofre menos.

Aplicações

Podemos aprofundar como fez Jesus Cristo nesta sua hora de agonia. E compartilhamos o que devemos seguir, copiar, fazer.

Mas também devemos crer nas advertências que Jesus faz aos discípulos:

- Quantas vezes nossos sonos nos privam de participar das dores de nossos irmãos e amigos

- Quantas vezes ao sonegar nossa presença e intercessão aprofundamos a dor dos outros

- Quantas vezes nos omitimos, tornando-nos parte do problema e não da solução

- Quantas vezes não vigiamos como devemos porque a carne é fraca, e cedemos: Trocamos uma partilha humana, abençoadora, para a satisfação eventual de nossa carne!

Os jardins estão por ai. As aflições acontecerão. Oremos por nós para que cumpramos nossos papéis de companheiros e façamos como Jesus em nossas horas de agonia.

Comentários

Postagens mais visitadas