Valter Salles recria com precisão o ambiente do Rio de Janeiro nos anos 70; um figurino notável, e o cotidiano de uma família de classe média, pano de fundo para o desaparecimento de Rubens Paiva, sequestrado e torturado por militares em plena vigência do Regime Militar. O docudrama descreve o relacionamento familiar sob retratos (fotos e filmes) do cotidiano da família Paiva.
Talvez esse mergulho afetivo detalhado comeu uma parte não menos importante na trama: O envolvimento político de Rubens foi, diria, "econômico". Alguns segundos se alude ao que o tornou presa(o). A peça é baseada na biografia homônima por Marcelo Rubens Paiva.
O desempenho de Fernanda Torres é de encher os olhos; Eunice é o epicentro: Personagem ora contida – não chora, a proteger filhos em face da tragédia, ora intrépida, no enfrentamento da realidade sombria. O cinéfilo não fica incólume a esposa/mãe na saga. O silêncio gritado por Fernanda Montenegro ao final é de uma memória que não morreu. A coleção de prêmios que culminou no Oscar de Melhor Filme Estrangeiro não surpreende. By Geraldinho Farias
Nenhum comentário:
Postar um comentário