sábado, 29 de março de 2025

NEM ANJOS, NEM SUPER-HERÓIS XV

É absurdo e escandaloso o nível ou status de relacionamento que Jesus de Nazaré desenvolveu com seus discípulos: Não uma verticalização, de poder e comando, o Maior sobre os menores, mas uma horizontalidade.

Jesus foi amigo dos irmãos Marta, Maria e Lázaro. A casa em Betânia era um point – pit stop obrigatório das andanças do Mestre. Era incomum um homem assumir amizade pública com mulheres. Quando soube do falecimento de Lázaro, Jesus sentiu e partilhou da dor delas, como bem faz um Amigo. Lázaro foi agraciado pelo Mestre, não por ser pessoa destacada socialmente – não era sacerdote, centurião ou rabi: Era simplesmente um amigo!

Certa vez quis dizer: No mundo as relações são hierárquicas; entre vós será de serviço, submissão, cooperação desinteresseira, isto é: De amizade.

A partilha na Ceia é sintomática: Jesus participa com e entre todos - pão, vinho, bacia, toalha... Relação entre iguais – inclusive não sonegou a partilha ao Traidor...

Amigo sem abrir mão de nenhum deles, mesmo ante os desvios mais crassos, Jesus chamou os mais próximos para a crise no Getsêmani: Desnudo, aberto, vulnerável... Porque participar da dor do outro é o que implica os verdadeiros amigos.

Tão comum, tão simples, tão amigo, o Mestre precisou ser identificado por Judas quando foi preso (seria facilmente confundido...).

“Não vos chamo servos, vos tenho chamado de amigos” (Jo 15.15)

Ser/ter amigos não equivale ser/ter “contatos” ou “seguidores” de redes sociais; nem se trata de “colegas” – tratativas comuns entre pastores/padres; não é fazer do outra “audiência” para os próprios feitos;

Jesus fez-se amigo e ensinou amizade vivendo-a - nem aquém, nem além, o que não implicou ser omisso sempre que seus companheiros (de companio, comer juntos) precisaram de correção. Ninguém será bom pai, marido, filho, bom pastor/padre/lider,... Sem ser bom amigo!

Fábio Rocha Barbosa (12/07/1982–23/03/2025) - Fuzileiro Naval, pastor da PIB em Moça Bonita (Bangu-RJ), o popular Palhaço Onesíforo, desistiu... Deixando esposa e filhos. Nossas orações e solidariedade à família, amigos e igreja.

Sozinho, qualquer jornada torna-se mais difícil, tensa, exaustiva. Ser suporte, é missão; ser suportado, uma necessidade! “Há amigo mais chegado que um irmão” – Pv 18.24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“FAKESCÍPULO”

Jesus chamou 12 discipulos Dos 12, havia um falso, o fake O "Fakescípulo" andou com Jesus por 3 anos O Mestre abriu sua inti...