quarta-feira, 29 de março de 2023

"NOSSO SENHOR DO CHOCOLATE"

Jesus de Nazaré tornou-se garoto propaganda de ministérios-shoppings e igrejas de grife. Um garoto de programa para períodos de crise e solidão.

Corporações se apropriaram do nome, usam-no em vão ou para marketing de seus negócios. "Jesus" orna prédios, toldos e fachadas; sites, plataformas e apps, a gosto de clientes, usuários e consumidores.

Dá-se a impressão que morreu na cruz para dar Hondas Civic para o público, imunidade contra doenças, salvação de falências e garantias para expansão de negócios - quaisquer. Cristo é customizado à imagem e semelhança dos empresários. O Santo Nome para popularizar sabichões, pregadores pops e empreendimentos pouco celestiais.

O "Bom Jesus do Chocolate" ou "Nosso Senhor do Cacau" é apenas pretexto para vendas na Páscoa. Santo menor que Garoto, Cacau Show ou Nestlé.

Essa apropriação indébita, (ab)uso do nome do filho do Carpinteiro e da Camponesa, parte da falência das abordagens religiosas. Multiplicam-se charlatões, negociadores da fé, picaretas midiáticos a usar o bom nome do Galileu. A Páscoa original - sua natureza, mensagem e símbolo, tornou-se verbete do Google. By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...