quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

SÉRIE: NATAL - QUANDO O PRESENTE É A PRESENÇA

Um presente não supre ou compensa a ausência
de um Pai. PC e Benício, Campinas|SP

(Esboço) Continuamos a série sobre o Natal. A revelação do Deus encarnado pode ser resumida pelo extraordinário e gracioso fenômeno da presença de Deus: Quero recordar os verbos de ligação, aqueles que aprendemos no Colegial – Ser, estar, permanecer, continuar e ficar. E usá-los para descrever o fenômeno do que ocorreu na Natividade ou, concluir que devemos agradecer não somente no Natal mas além dele, sempre, um Deus que é, está, permanece, continua e fica. E isso pode ser constatado ou reconhecido através da história se tão somente evocar neste espaço o que implica a presença de Deus:

SÉRIE: OS QUATRO OLHARES DO NATAL

Na 5a. reflexão sobre o Natal compartilho os olhares daqueles que participaram diretamente do nascimento de Jesus, o Natal original, a matriz de nossas representações simbólicas e espirituosas desde então. Para que tenhamos um “quadrilátero” de ações nesta festa, devemos pois, perceber os quatro olhares daqueles que lá estiveram:1. O Olhar de Cima: A narrativa lucana (2.13,14) descreve “de repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

SÉRIE DE NATAL: A MANJEDOURA, A MESA E A CRUZ

Em dezembro de 2014 me impus o desafio de re-ler a crônica do Natal. Uma re-visita ou apreciação por outros e novos ângulos de modo que o apreciador, cristão ou leitor do Séc. XXI, numa sociedade pós-cristã – já despida do brilho e colorido que a época trazia outrora, se entusiasme pela história, especialmente por seus personagens. Volto à baila. Não que a crônica precise de novos atrativos, senão de re-descobertas.

quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

O APEDREJAMENTO DE RICARDO GONDIM

“Horrível coisa é cair nas mãos dos religiosos vivos!” Poucas ações crentes fazem melhor que depreciar, atacar e julgar. Ricardo Gondim deu mais uma oportunidade para que amorosos e graciosos seguidores do Nazareno exerçam tal prática: O apedrejamento sumário.

“FAKESCÍPULO”

Jesus chamou 12 discipulos Dos 12, havia um falso, o fake O "Fakescípulo" andou com Jesus por 3 anos O Mestre abriu sua inti...