Um dedim de Prosa
Sobre a Educação Cristã. Esboço de um encontro para reciclagem de educadores
cristãos e líderes:
Não é possível mensurar seu alcance ou abrangência: Diz respeito a tudo ou, refere-se à vida e suas relações
Dimensões Pessoal – auto-crescimento, familiar – casal e filhos, e comunitária – igreja, trabalho, escola
Ferramentas Bíblia: seus ensinos e princípios
Espírito Santo:
pessoalidade, presença e poder
Papéis: Dons e
serviço
Dinâmica Crescer para dentro (conhecer limites e potencialidades), para fora (relações humanas) e para cima (espiritualidade com Deus que se reflete no cotidiano)
A Educação Cristã
como instrumento de vivência e interação pessoal-familiar-comunitária deverá
ser:
Fundamentada na
Bíblia; um livro atual e relevante (não meramente histórico e religioso)
Cristocêntrica: O
Nazareno como o foco – como ele pensa, como ele sente, como ele realiza, a
partir de que para que, o que objetiva,...
Dialogal Juntos
somos mais fortes, mais inteligentes e mais usuais nas mãos de Deus
Contextual (volume
de informações e exposição às tecnologias)
Saúde integral
(propiciar um ser bio-psico-espiritual-social e pensante, afetivo, sensível,
atuante – não meramente místico-contemplativo)
Inclusiva (sair
das “quatro paredes” ou das “paredes internas” e avançar para além nas conexões
sociais)
Expansiva (círculos
de estudos que pensa e re-pensa a realidade; fazer circular, perguntar,
apontar, diagnosticar e provocar mudanças)
Missionária e
Integral: A “missio dei” afeta o convívio com os outros; é outro-centralizada;
sua integralidade afirma “sempre tudo tem a ver com tudo”
A multidimensionalidade da
Educação Cristã deve ser re-descoberta. Ainda há muito o que explorar na atuação
do Educador como um “provocador” das inquietações das igrejas. Fomos chamados
para "causar". By Geraldinho Farias
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