sexta-feira, 27 de julho de 2012

METENDO A COLHER

Ditado consagrado na população diz respeito à impossiblidade de se mediar conflitos conjugais. Diz-se: “Em briga de marido e mulher não se mete a colher”. Depois de quase 15 anos como pastor e 5 anos como psicólgo, mediando crises conjugais, tenho razoáveis argumentos para discordar de tal adágio.

Treinar mentores, conselheiros, discipuladores de casais é ministério. A cultura da mediação deve ser estabelecida através de acompanhamentos de pares. Prestar contas ao casal de

PRÁ NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE FLORES

Introdução Leitura Mt 6.25-34... Esta parte do discurso de Jesus é do popular  Sermão da Montanha, melhor, “ensinos do Monte”. Evangelho de Mateus: 5.1 – início, Ele sobe no monte... 8.1 – término, Ele desce do monte, concluindo seu discurso e despertando admiração dos ouvintes.
Marca do século XXI: A medicalização da vida – depressão, pânico e fobias dão o tom da modernidade. Viver é um trauma, um tormento – violência, crises... Os psicofármacos são ferramentas para o “viver melhor”. Esse discurso é necessário, profundo e convidativo para uma vida inquieta. Jesus apresenta três atitudes, iniciativas simples para nossa vida:

1.       NÃO ANDEIS ANSIOSOS
Andar ansioso é andar dividido – entre o hoje e o amanhã; distraído; desesperado; in-seguro; pré-ocupado = ocupado antes, sem esperança, sem segurança, atemorizado.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

BODAS: NÃO DEIXE PASSAR EM BRANCO!

Suas bodas de casamento pode ser mais simples quanto você pensa, mas não menos importante e singelo quanto você sempre sonhou.

Pode não ter os alto$ custo$ que você imagina. (Mas, se você tiver condições de fazer pirotecnias por isso, vale a pena).

O importante é a ideia e intenção. Descontamine-se das celebrações e rituais hoje em

quinta-feira, 12 de julho de 2012

NAMORO: ENTULHO, DOENÇA OU SAÚDE


1. O QUE O NAMORO NÃO É
Não é casamento – portanto, não se deve assumir compromissos financeiros ou monitoramento como os de casais casados
Não é o compromisso mais importante – As relações com Deus, com os familiares e com      os irmãos de fé são superiores
Não é destruidor de amizades ou separador de relações do par – há pares que se

quinta-feira, 5 de julho de 2012

ME DÊ MOTIVO: POR QUE OS CASAIS SE SEPARAM?

Sob o título Me Dê Motivo – Os Casais se Separam Por Quê?, a FSP (3/7/12) publicou matéria sobre os 35 anos da Lei do Divórcio. Aqui, edição do conteúdo: Por que um casal se separa? Porque pode. Antes da lei do divórcio, que completa 35 anos também podia, mas era difícil.

Nas últimas décadas, quase tudo mudou na dinâmica do casamento. Já as razões pelas quais ele acaba são as mesmas, segundo advogados especializados em divórcio.
Os motivos campeões são, não necessariamente nesta ordem: Traição, ciúme, dinheiro e até a tanto genérica quanto válida “incompatibilidade de gênios.

“FAKESCÍPULO”

Jesus chamou 12 discipulos Dos 12, havia um falso, o fake O "Fakescípulo" andou com Jesus por 3 anos O Mestre abriu sua inti...