terça-feira, 12 de junho de 2012

AOS CACOS, GONDIM DESABAFA E DECIDE SE RECOLHER

Neste Blog, as confissões do meu professor Ricardo Gondim, um dos mais expressivos teólogos do protestantismo no Brasil. Após publicar suas teses - defesa da união homoafetiva e a contradição entre Amor X Soberania de Deus, no mínimo controvertidas, sentiu as duras críticas e abandono de seus pares.  Decidiu se recolher... 

"Por mais de um motivo, ficarei sem escrever aqui e no tuiter.
Vou me exilar de todas as redes sociais por um tempo.
Mais cedo ou mais tarde chega o tempo em que algum ciclo se fecha.
Como preciso saber discernir a minha hora: chegou um momento decisivo em minha

vida.
Não escondo a minha profunda dor. Fui cuspido, difamado e ridicularizado por quem acreditei ser parceiro. Meu coração sofreu além da conta.


Noto que me resta pouco tempo de vida -não sei quanto, mas estou consciente de que é pouco.
Em Fortaleza, tive que enfrentar um piquete na porta da igreja que eu considerava a menina dos meus olhos. Depois, oportunistas se sucederam em me esfaquear. Pessoas baixas se revezaram em colocar o meu nome entre os grande apóstatas da fé. A Betesda em Fortaleza praticamente implodiu. A princípio, sofri. Depois, preocupei-me com amigos, parceiros e discípulos. Eles sofriam as consequências de minhas posições. Embora eu nunca, em tempo algum, tenha vendido a alma ao sucesso, não bastou. As pedradas não cessaram.

Eu podia ser outra pessoa. Estou consciente de meus dons e talentos. Sei que poderia tornar-me famoso e disputado entre os maiorais do movimento evangélico. Mas, não sei explicar, preferi o caminho dos proscritos. E a minha história virou piada; fui arrastado ao charco. Dei uma entrevista à revista Carta Capital (eu daria novamente, sem tirar uma vírgula) e os eventos desandaram. Antigos companheiros passaram a me evitar como um leproso. Reconhecer que homossexuais têm direito era um pecado incontornável. Contudo, prefiro o ódio de fundamentalistas e homofóbicos à falta de paz; quero poder deitar a cabeça no travesseiro com a consciência de que defendi o que é justo.


Eu supus ter amigos entre os evangélicos. Enganei-me. Quando a revista Ultimato me defenestrou como articulista, não contei com cinco amigos que ousassem dar a cara a bater por mim. Nessa hora vi o quanto fui usado. Eu não passava de grife, ornando panfletos de eventos. Saí de casa, deixei meus filhos, esqueci meus pais, dormi em hotéis de quinta categoria, para dar credibilidade a conferências chinfrins. Os amigos, que supunha de caminhada, se calaram. Estavam preocupados com eles mesmos na hora do meu linchamento. Os meus verdadeiros amigos se resumiam aos poucos parceiros que sobraram na Betesda e me deram a mão. Só um punhado se solidarizou quando me viu arrastado na sarjeta. Alguns, para minha profunda decepção, se aproveitaram de vírgulas doutrinárias para jogar ainda mais querosene no fogo brando que fundamentalistas acenderam.


Na verdade, estou exaurido. Agora virou questão de saúde. Como não posso respirar, minimamente, o ar dos evangélicos não serve como terapia. Deixei de acreditar na grande maioria dos líderes, pastores, teólogos e missionários evangélicos. Não confio nos que se dizem pregadores da Boa Notícia do Nazareno; e isso é ruim. Depois de presenciar excrescências éticas, depois de ver-me roubado em direitos autorais, depois de usado e sugado não quero mais a piedade plástica e mentirosa dos que se sentem responsáveis pela salvação do mundo. A subcultura religiosa que me acalentou e me fez um homem bem sucedido agora me traumatiza. E quando a gente perde o respeito, acabam-se os argumentos.


Sinto que chega a hora de começar outro ciclo. Não sei como, mas para que aconteça, meu primeiro passo deve ser o exílio das redes sociais. Quanto tempo fico fora deste site e do tuiter, não sei. Mas, igual aos adolescentes quando querem acabar o namoro, digo: preciso de um tempo.Resta-me a igreja Betesda, minha comunidade de fé... Ali é minha cidade de refúgio. Continuarei liderando o pequeno rebanho de homens e mulheres que, apesar de toda a propaganda danosa, ainda se reúne para me ouvir nos domingos. Com eles, e por causa deles, continuo.


Saio das redes sociais por recomendação médica; mas, também, por bom siso: preciso procurar alguma caverna, e lá, trocar de pele.
Soli Deo Gloria"

Ânimo, Pastor Ricardo, você ainda tem meu carinho e respeito. Há vida depois das cavernas e geleiras a que somos submetidos sob os cuidados do Pai Eterno. O recolhimento também será um tempo para re-ver posições??? Quem viver, verá. By Geraldinho Farias

11 comentários:

  1. Pois é querido pastor Ricardo Gondim, é com pesar que tomo conhecimento do seu recolhimento, (ainda que provisório, espero) das fileiras do exercito celestial rumo a caverna.

    Caverna é lugar de esconderijo, (vide Davi), é lugar de refugio, (vide Elias), mas é também o lugar onde Deus diz ao seu profeta: “O que fazes aqui”...? Mas é da caverna também meu pastor, que o profeta sai para a sua vitoria maior.

    Espero que seja essa a sua experiência também.

    Com apreço no amor daquele que nos chamou,
    Receba meu abraço fraternal.

    Pastor França.

    Prfranca45@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, carissimo Pr. França. Muitíssimo edificante suas palavras. Os ramos são podados para que dêem mais frutos (Jo 15). A poda parece uma violência, o aspecto da árvore fica feio, mas... É necessário. Paz e bem para o irmão!

      Excluir
    2. sou de são bernardo do campo e meu nome é RICARDINHO , quero te passar uma coisa apenas trocaram tudo em sua vida , tentam de dar roupas , tentaram te isolar , tentaram mudar seus costumes , tentaram te dar outros alimentos e até mudar seu nome , mas pelo que vemos vemos é que vc irmão é homem valoroso e possui raizes , possui uma base forte ,eu te digo vc não está sozinho na fornalia , pois aquele que é o REI DOS REIS O SENHOR DOS SENHORES , O ALFA O OMEGA , ESTÁ COM TIGO E NEM TE CONHEÇO MAIS ESTOU ORANDO POR VC E JÁ TE AMO MUITO .

      Excluir
    3. estou neste momento em SÃO BERNARDO DO CAMPO SP , imagine você meu irmão sem DEUS ! É dificil né ? não dá pra ficar sem DEUS NÉ ? Então isso que vc está vivendo é para que o Senhor Jesus seja grande e agente cada vez menor isso é realmente está na presença de JESUS , para pra pensar , se vc estivesse sem fazer nada , e se nada disso tivesse acontecido , será que vc estaria assim , elevando grandiozamente o nome de DEUS ATÉ O céu com grande força , seri que vc está sempre levando o nome de DEUS , mas vc agrecentou muito com tudo isso , saiba amado que DEUS sempre vai nos dá alguma coisa que podemos carregar, porque coração de DEUS nós tem como filho amados .fica em paz e vamos a luta , lebra do filme que aquele homem comprava as pessoas e colocava na frabrica para as pessoas não morrer , quanto vale uma vida pra vc ?

      Excluir
  2. Porque será que todos os que desejam viver uma vida cristã mais próxima do "natural" são "pichados" e tidos como "apóstatas"? Nestes tempos fica cada vez mais difícil "crer" no chamado Cristianismo instituído. Será que Cristo ficaría satisfeito com tudo o que se tem feito em nome dEle?

    ResponderExcluir
  3. Caros pastores conheço muito pouco a história do aqui citado Ricardo Gondim, mas se de fato ele apoiou a união homoafetiva, ele errou feio e desonrou algo claro na palavra de Deus. Acho que ele poderia até tirar da bíblia dele a passagem de Rm capítulo 1.
    Devemos orar pra que ele se arrependa e volte atrás e seja acolhido novamente. Mas não devemos nunca concordar com o erro.

    A paz do Senhor

    ResponderExcluir
  4. Olá. Revista secular Carta Capital, abril de 2011 o pastor defendeu a união civil entre pessoas do mesmo sexo...

    ResponderExcluir
  5. sem querer ser juiz percebo seis grande equívocos do Pr. Godim;

    1 - Ele julga (no desabafo anterior)que todas as igreja tem o mesmo perfil e os mesmos defeitos que ele achou no grupo de igreja a que ele pertence, e não é assim, a começar pela forma de administração autônoma de outras denominações que não tem papa, dono ou Senhor feudal.
    2 - Ele não separou a igreja composta de pecadores salvos mas mesclada de pecadores não salvos que, muitas vezes, em busca de seus interesses pessoais e político,ofuscam a imagem da igreja de Jesus que está por trás da estrutura humana. O próprio apóstolo Paulo já se queixava dos falsos apóstolos e dos falsos irmãos que, no entanto estavam dentro da igreja e ensinavam heresias. E, observem, que nem estava em questão a administração eclesiástica. O joio e o trigo só serão separados no dia do juízo.
    3 - Colocou todas as igrejas dentro de um só balaio e não é assim...há igrejas diferentes das que ele conhece.
    4 - Achou que no ápice do "sucesso" podia teologizar isento de críticas. Há muitos que divergem de muitos.
    5 - Todos nós arcamos com as consequências de nossas ações, decisões, críticas e afirmações. Precisamos resistir firmes e pagar o preço; e
    6 - No momento da crise o melhor refúgio é "lançar nosso fardo" sobre quem pode nos ajudar, Jesus, autor e consumador da fé.
    No livro, A Arte de Pastorear, o autor lembra que nós só podemos nos considerar pastores quando sofremos o desprezo, as ofensas, as calúnias etc... porque assim estaremos sendo semelhantes ao supremo pastor, Jesus.
    Pr. Elias V. Val - S. paulo

    ResponderExcluir
  6. RICARDINHO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO SP. A palavra de DEUS nos estrui a não julgar , pois atire a primeira pedra a biblia diz , por outro lado a palavra diz eu vi para os doentes não para doudores , então mesmo que errou ele já sabe não precisamos fala com ele , neste momento precisamos tratar dele do pastor não julgar o pastor , pois DEUS nos encina que devemos ir atrás da ovelha perdida não cuidar das 99 ovelhas . vamos orar e dicipular , dar obro , acolher , no amor na graça , no agape do SENHOR JESUS .

    ResponderExcluir
  7. ESTOU AQUI COMO ALGUÉM QUE ALGUMAS VEZES SENTOU E OUVIU O Pr. RICARDO GONDIM, COMO SEMPRE FIZEMOS APÓS CONHECE-LO, CONTINUAREMOS INTERCEDENDO POR ELE E SUA FAMÍLIA, DEUS POR CONHECER A VERDADE QUE ELE LEVA EM SUA ALMA FAÇA DE ACORDO COM A SUA VONTADE E CUMPRA NELE O PROPÓSITO PARA QUAL O CRIOU,ENTÃO ESPERO QUE SEJAMOS SÁBIOS E POSSAMOS ENTENDER O TEMPO E MODO QUE O MOMENTO EXIGE DE CADA UM DE NÓS SOMOS OBSERVADORES E MINISTRADORES DA PALAVRA ENTÃO SABEDORIA, PACIENÇIA, AMOR E ORAÇÃO ATÉ O TEMPO COLOCAR TUDO E TODOS EM SEU DEVIDO LUGAR. ABRAÇOS FRATERNOS.

    ResponderExcluir
  8. Caro pastor Geraldinho Farias, é com grande pesar que ouço esta declaração do pr. Ricardo Gondim, por muitas vezes preguei sobre o que havia aprendido com suas palavras, só me reservo o direito de não concordar com a sua declaração de que concorda com o casamento de pessoas homoafetivas; sou terminatemente contra esta prática abominável que a bíblia também abomina, por este motivo fiz e faço critcas a esta postura, mas joga-lô na caverna, sou contra e acho que deve continuar sua batalha contra as ostes espirutais do mal e continuar o seu trabalho de evangelização; colocar uma pedra em cima de tudo isto e partir novamente para o fronte de batalha, que é o lugar onde o nosso Deus nos quer.
    Um abraço e fique na paz e graça de nosso Senhor Jesus Cristo.
    Pastor Jorge Rodrigues

    ResponderExcluir

MÁRIO CÉSAR: UMA VIDA EXTRAORDINÁRIA!

O admirável Mário Pereira da Silva foi promovido à glória celeste, aos 82 anos. O Super-Mário, como o chamava, engrandeceu muito à pequena S...