Em nossa língua, cultura e símbolo, tempo é tempo. Para os gregos havia uma distinção entre Chronos (kρόνος) e Kairós (καιρός).
Kronos (chronos), seria o tempo cronológico, sequencial e linear. É medido em números e estações. Janeiro, fevereiro... Primeiro, segundo... Terça, quarta... Fazemos aniversário, trocamos o calendário... Ficamos mais velhos e afirmamos: “O tempo passa, o tempo voa”. Kronos é o tempo do relógio, a quantidade de tempo.
Kairós seria a qualidade do tempo. É a experiência do momento oportuno, o tempo
certo - nem antes, nem depois, o tempo à luz da eternidade, não-linear. Não é mensurável em números. É a experiência ímpar, singular, indescritível. É o que diz as Escrituras: "Na plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho" (Gl 4.4).
Kairós seria a qualidade do tempo. É a experiência do momento oportuno, o tempo
certo - nem antes, nem depois, o tempo à luz da eternidade, não-linear. Não é mensurável em números. É a experiência ímpar, singular, indescritível. É o que diz as Escrituras: "Na plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho" (Gl 4.4).
Experiências no Kairós são as que favorecem o amadurecimento e a felicidade. Na Teologia Cristã enquanto o Kronos é o tempo humano, o Kairós é o tempo de Deus - afinal, “para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia” (II Pe 3.8).
Acrescento a estes conceitos a interessante descrição alemã do Zeitgeist (algo como “zaitiguêist”), cuja tradução significa “espírito da época”. Seria um conjunto de fatores que somados num período, favorecem a um acontecimento. As forças que, combinadas, criam o ambiente propício a um evento.
Servimos a Deus no ministério da IB Selecta desde agosto de 1998 e, como seu presidente desde fevereiro de 1999. Após período de muita oração e aconselhamento com amigos-mentores, decidimos finalizar nossas atividades nesta comunidade, cônscios da vontade de Deus para nossas vidas.
Crescemos em todos os sentidos. Organizamos a IB Vl. S. Pedro; finalizamos o prédio-sede, evoluímos no patrimônio, investimento missionário e, acima de tudo, somos uma comunidade com qualidade relacional e vivência relevante; líderes treinados e ministérios consolidados; hoje somos uma “Família de Famílias” - nosso lema, com 210 participantes e uma congregação de 40 participantes no bairro Botujurú; a alegria de ter mais de 80% destes convertidos resultantes de nossa semeadura; conduzimos ao ministério 5 vocacionados; e continuamos crescendo: Foram 6 batismos agora e haverá outros 6 em dezembro; a primeira experiência de envio de vocacionado à África; e, em dezembro: Musical de Natal – pela 16ª vez consecutiva, coro misto com 37 vozes; e o projeto Verdadeira Alegria – visita e social para 64 famílias no CDHU do bairro. E em 2014 serão 5 vocacionados no Seminário.
Mesmo com resultados tão significativos em 15 anos de ministério, não seríamos insensíveis à vontade de Deus. Comunicamos à igreja neste dom/27, uma etapa dolorosa de abraços, lágrimas, manifestações de apreço e gratidão. Mesmo com apelos insistentes para reconsiderar, deixaremos o ministério em 31 de janeiro de 2014, após finalizar a sucessão.
A comunidade vive seu melhor momento; é operante, saudável, unida e frutífera - conhecida na cidade e região do ABCDMR.
Em nossa decisão estão o Kronos, o Kairós, o Zeitgeist e, acima de tudo, nosso Deus e Senhor.
“Nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus que dá o crescimento” (I Co 3.7). Soli Deo Gloria! By Geraldinho, Marina, Sarah e Melissa.Em nossa decisão estão o Kronos, o Kairós, o Zeitgeist e, acima de tudo, nosso Deus e Senhor.
Pastor, a ficha vai caindo aos poucos, mas agradeço muito a Deus pela sua vida e de sua família, um homem de Deus que me surpreendia com o seu olhar de ver as coisas e com os ensinos, um mestre, um Pastor, um amigo, um irmão. Obrigado pela sua ajuda, obrigado por vc deixar eu fazer os projetos e ideias que foram feitos ao longo deste ano em missões. obrigado pelas suas orações. A porta da minha casa vai estar sempre aberta para visitas. obrigado querido Pastor Geraldo
ResponderExcluirObrigado a família Farias!
ResponderExcluirFica um abraço da família:
Ademilson, Edna, Lucas, Marcos e Kallebe
Ao meu querido Pastor o meu muito obrigado pelos tempos de convivência, desde quando eu cheguei na Igreja Batista Selcta a mais de dez anos atras, pelos incentivos aos estudos, pelas suas alegrias nas minhas conquistas, pelo crescimento do meu ministério, graças primeiramente a Deus que é dono da minha vida depois a você pela confiança e conselhos, dicas importantes de como seguir adiante com os pés no chão sempre firmes. Valeu Pastor, eu e a minha família sentiremos muitas saudades da família: Geraldo, Marina( popular Marininha), Sara e Melissa, mas crendo que o seu dever com a Igreja Batista selecta foi cumprido
ResponderExcluirGrande Abraço.
Salvador, Katikde, Filipe e lucas.
É assim mesmo, o tempo é o tempo, fico feliz em ver um pastor deixar o ministério sem crise alguma, em paz e pedidos para ficar
ResponderExcluiré verdade e raro!
ExcluirÉ um legado que fica... e o que fica?
ResponderExcluirComo digo sempre... os anos nos tornam sim mais velhos e enrugados... mas não é garantia de sabedoria...
assim como algumas frutas apodrecem sem amadurecer, as pessoas podem envelhecer sem nunca passar pelo amadurecimento como um todo, só as experiências pela qual passamos nos amadurecem, a vida é a sala de aula do dia a dia... desde que é claro estejamos atentos e dispostos a aprender com ela. Percebendo isso e querendo alcançar o coração sábio Moisés pede que Deus o ensine a cada dia... *Salmos 90:12.
Ainda me lembro quando nos adolescentes você Geraldo comentou *Eclesiastes 3... é muito difícil de entender e aceitar quando o tempo chega... mas devemos sempre... e a cada dia buscar a vontade de Deus em nossas vidas e em tudo é claro...
Mas exclusivamente quanto ao tempo,
fica evidenciado o grande conflito de *Gálatas 5:17, é o que podemos dizer quando devemos escolher quem ira prevalecer em nossas decisões... nossa vida...
O fato é, a grande necessidade de reconhecimento pessoal, assim como a mãe dos filhos de Zebedeu querendo o reconhecimento dos filhos pediu resultados a Jesus *Mateus 20:20 e a resposta veio em *Mateus 20:28...
o apego humano as coisas desse mundo,
o personalismo, este que por vez, impera em nossas decisões nos ‘ensurdecendo’ a ponto de dificultar ouvir Deus 'gritando' que é chegado o tempo de Deus!
Somos humanos e, sobretudo latinos... formamos “vínculos familiares” com plantas, objetos, animais e pessoas é claro... não é raro incluir na lista de presentes a secretaria do lar, a professora dos filhos o motorista que durante o ano inteiro com segurança o transportou ao seu destino e até o chefe muitas vezes... muito diferente da cultura europeia que geralmente não formam vínculos nem com os consanguíneos.
bom o que fica!
Números são números e apenas mensuram os resultados, servem ao menos para analisarmos as diferenciar de ontem e hoje:
Parabéns pelo crescimento, ocorrido fruto de dedicação e trabalho, conforme mencionado mais de 250 participantes ativos divididos entre a sede e a congregação “família de famílias” interessante essa visão!
a evolução patrimonial, resultado de uma visão administrativa consciente
a importância social que a igreja local proporciona no bairro que a acolhe a interação e o reconhecimento da comunidade
mas sobre tudo o investimento no material humano como missionários e treinamento de líderes,
ministérios treinados e alicerçados, pois a obra só acaba com a vinda de Cristo
Que Deus o abençoe nessa decisão tomada juntamente com a linda família, por permitir o ouvir - *Eclesiastes 3
Parafraseando “não por mim, não por ti! mas tudo para gloria de Deus” *1º Coríntios 3:7 - nunca esqueçamos isso!