terça-feira, 29 de outubro de 2013

O KRONOS, O KAIRÓS E A NOSSA DECISÃO

Em nossa língua, cultura e símbolo, tempo é tempo. Para os gregos havia uma distinção entre Chronos (kρόνος) e Kairós (καιρός).

Kronos (chronos), seria o tempo cronológico, sequencial e linear. É medido em números e estações. Janeiro, fevereiro... Primeiro, segundo... Terça, quarta... Fazemos aniversário, trocamos o calendário... Ficamos mais velhos e afirmamos: “O tempo passa, o tempo voa”. Kronos é o tempo do relógio, a quantidade de tempo.

Kairós seria a qualidade do tempo. É a experiência do momento oportuno, o tempo

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

VINGANÇA PORNÔ

Um dos efeitos mais dramáticos da era da informação é o fim da privacidade. O que para muitos é uma desgraça, e outros, felicidade.

Hoje qualquer um pode ter seu próprio jornal, sua rádio e seu canal de televisão on-line, nunca os exibicionistas tiveram tantos meios para se mostrar, nem os maledicentes para expressar seus piores sentimentos, nem os pesquisadores e historiadores para ter acesso a informações preciosas para toda a sociedade.

Nunca na história desse planeta o ser humano pôde revelar tanto o seu melhor, e o seu pior, para tantos, em todos os lugares, ao mesmo tempo. E está só começando.

Uma das piores novidades nos Estados Unidos é a onda de namorados, maridos e

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

AOS MESTRES, COM CARINHO!

Mamãe, Juvanira Farias de Souza Rocha,
por ocasião de sua formatura no Magistério,
 em 1964. Professora por mais de 30 anos...

“A tabuada não basta. Como não bastam funções hiperbólicas, variáveis complexas, orações subordinadas. Não bastam Euclides e sua geometria, não bastam as teorias. O professor deve ensinar ao aluno a arte de viver com dignidade, com amor, com liberdade.

Não basta falar das guerras, das batalhas, das conquistas — tem que ensinar o aluno a conquistar-se primeiro a si próprio. Ensinar-lhe medir distâncias é pouco — necessário vencê-las. Não basta saber o nome dos rios, temos que fluir. Equações algébricas não resolvem tudo, antes é preciso resolver-se. Em vez das mentiras históricas, o professor deve ensinar as verdades, e o melhor modo de encontrá-las.

Não basta falar de política, o professor tem que ser democrata. Deve olhar nos olhos do aluno e dizer-lhe como a vida é. Aumentar-lhe a coragem de crescer. Ensinar-lhe a lógica das emoções e o amor pelo raciocínio.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

UM "PAI NOSSO" CONTEMPORÂNEO

“Pai nosso, que está em nosso lar, em nossa relação conjugal
E em nossa relação de amizade com nossos filhos;
Santificado seja o vosso Nome!
Nome mais sagrado que qualquer nome deste mundo – de marca, grife, design ou detentor de royalty.
Venha a nós o vosso Reino de amor, simplicidade e paz!
Acima e melhor que o reino Capitalista - das aparências, das coisificações, das comparações!
Seja feita a vossa Vontade, acima das vontades da mídia e do consumismo desenfreado!
Assim nesta terra de compulsivos materialistas,
como no céu - além deste céu que poluímos por causa do nosso “progresso”.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

CASAIS NA IB JD. ITÁPOLIS

A IB Jd. Itápolis, Capital, realizou seu encontro para casais neste 05/10. Liderada pelo Pr. Marcelo Ignácio, casais simpáticos e acolhedores refletiram sobre o tema “O Mito da Grama Mais Verde”. 

“FAKESCÍPULO”

Jesus chamou 12 discipulos Dos 12, havia um falso, o fake O "Fakescípulo" andou com Jesus por 3 anos O Mestre abriu sua inti...