(...) "Estamos na cara", isto é, em nossa cara. E apesar de já tê-lo dito e de sabê-lo, continuo a me surpreender com esse fato banal, que se torna mais evidente quando vejo um lindo rosto de mulher: Ela tem ombros, busto, quadris, coxas e pernas, move-se na quadra de tênis como se voasse - como Maria Sharapova, mas tudo se resume, para nós, num rosto. E então pensei no contrário do rosto: pensei na máscara, no que não somos. Porque o rosto é o que somos, inventou-se a máscara, a ocultação do que somos.(...) Lembro-me de que uma das primeiras pinturas rupestres, do paleolítico, mostra uma figura mascarada, que se supõe seja um feiticeiro ou um caçador disfarçado de animal.
Se for uma coisa ou
outra, o significado de mascarar-se será diferente: sendo o caçador, é um
disfarce; se for um feiticeiro, trata-se da representação de uma entidade
mítica, dotada de poderes sobrenaturais.
Ao longo da
história, em povos e civilizações diferentes, a máscara representava espíritos
em geral demoníacos, que participavam de rituais, fosse para exorcizá-los,
fosse para atemorizar os membros da comunidade e torná-los obedientes e
submissos. Muitas dessas máscaras, que estão hoje em museus de antropologia,
exageram na expressão assustadora, na feiúra que seria própria dos demônios.
Mas a máscara tem
tido funções diferentes nas diferentes culturas, seja como um modo de garantir
a vida depois da morte, como no antigo Egito, seja como um modo de enganá-la,
cobrindo o rosto do cadáver com uma cara inventada.
Aliás, como é
óbvio, a máscara, falso rosto, foi criada para enganar, pelo fato mesmo de que,
como ficou dito, nosso rosto somos nós. E, se assim é, ele nos identifica e,
portanto, nos denuncia, pelos traços fisionômicos, mas também pela expressão do
olhar. De cara exposta, olho no olho, é quase impossível fingir, mentir,
enganar, mas, por trás da máscara, estamos a salvo do olhar perscrutador. Não
adianta fitar os olhos, se não sabe de quem são.
Devemos admitir que
desse olhar perscrutador queremos todos escapar e aí talvez esteja a razão
fundamental porque a máscara esteve sempre tão presente na vida dos povos.
No Ocidente,
particularmente, a partir do desenvolvimento da economia, o olhar que indaga
foi se tornando mais agudo e necessário: é que nasceu o comércio, a transação
fundada na confiança e, então, segundo Arnaldo Hauser, surge a psicologia. Essa
situação fez nascer um outro tipo de máscara, ou seja, o cara-de-pau, que não
hesita em se fazer passar pelo que não é. E assim, além da máscara material,
existe a de cara limpa. A máscara virtual do fingidor.
E aqui tocamos num
ponto que explica, em grande parte, a invenção da máscara pelo homem, o fato de
que, se o rosto que temos somos nós, nem sempre queremos expô-lo, porque nem
sempre queremos nos expor, não só por autodefesa como também porque não sabemos
quem somos e não sabemos, tampouco, se o outro, ao nos olhar, nos vê como somos
ou desejamos ser vistos. É que o que somos só ganha realidade pelo
reconhecimento do outro, ou seja, não somos, de fato, senão porque nos inventamos
tal como queremos que o outro nos reconheça e aprove. Esse personagem
inventado, que mostramos ao outro, exige de nós equilíbrio e adequação ao meio
social, a fim de que ele nos aceite como pessoa verdadeira e não como um
"mascarado".Essa relação do rosto e da máscara parece decorrer da
necessidade que temos de ficar livres do olhar do outro e livres, portanto, de
sermos, para ele, aquela mesma pessoa de quem espera as mesmas coisas. Por essa
razão, Jean-Paul Sartre dizia que "o inferno são os outros".
A questão toda é
que nem para nós somos os mesmos, sempre, totalmente fiéis aos e princípios que
decidimos adotar. Ser ético não é jamais se deixar tentar pelo erro e, sim,
resistir à tentação, para poder, depois, olhar-se no espelho, sem sentir
constrangimento.
Talvez o certo seja
dizer que o rosto é a máscara que o acaso biológico nos impôs como identidade e
é o espelho que nos informa da cara que é nossa, gostemos ou não. Mas, segundo
li, nos Estados Unidos, graças à cirurgia plástica, já se pode trocar o rosto
de nascença pelo de uma bela atriz ou de um belo ator, que se admira. E andar
com a cara dela (ou dele) pelas ruas da cidade. By Ferreira Goullart, 07/08.

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