sexta-feira, 13 de outubro de 2023

NEM ANJOS, NEM SUPER-HERÓIS VIII

O Padre Lício de Araújo Vale, de S. Paulo|SP, denuncia que de agosto de 2016 a junho de 2023, 40 padres decidiram desistir no Brasil. O @utoextermínio é um fenômeno complexo e multifatorial, sua recorrência em ministros religiosos de diversas matizes, causa perplexidade.

O Padre José Carlos Pereira – pós-doutor em Antropologia Social, autor de "Operários da Fé – O Padre na Sociedade Brasileira" (Matrix, 2023), fez um “raio x” dos sacerdotes no Brasil. Ao longo de dois anos (2019-2021) o Sociólogo entrevistou quase 2.000 colegas de clero para investigar o perfil, a rotina e as queixas daqueles que servem a Igreja. Pontos de tensão como a vocação, o celibato, envolvimento com política-partidária, e saúde mental:

Os padres estão sobrecarregados e muitos sofrem com estresse, depressão, transtornos diversos como os de ansiedade e alimentares, enfrentados sob as batinas. A combinação leva a algo que não se espera de pessoas religiosas: A @utomutilação. O excesso de trabalho - há párocos maratonando com 6 missas em comunidades distantes, cobranças em demandas diversas, o apartamento do ciclo familiar e a solidão - em especial na velhice.

Além da escassez de vocações, há má distribuição pelo Brasil dos 27.500 padres - regiões com muitos deles e outras com poucos. A dramática realidade não é exclusividade das cúrias e arquidioceses católicas!

*Imagem: Pe. José Carlos Pereira, Paróquia Santa Cruz, Cascavel/PR By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...