sábado, 7 de outubro de 2023

O EVANGELHO SEGUNDO OS COACHES

No mercado a ascensão de um novo evangelho: O Evangelho Segundo os Coaches. A mistura de pregação religiosa com mensagens motivacionais, autoconhecimento e treinamento psi. (Se há um “novo evangelho”, porque há um novo evangélico: Os clientes, consumidores, seguidores da fórmula).

Tiago Brunet é um dos “popstores” (mistura de pastor com pop star), "treinador de líderes", "mentor de grandes personalidades" e "especialista em pessoas". Possui seu próprio método

de treinamento e vende cursos para se obter "vida de paz e prosperidade" por $ 2.977,00 reais em 3 dias. Diz ser "o primeiro 100% baseado em princípios milenares”(?). Seu método promete "acesso à vida eterna" e como "agradar a Deus" (???). Detém 6,3 milhões de seguidores.

Deive Leonardo - 14 mi de seguidores - faz pregações sobre ansiedade, controle de emoções e tomada de decisões. Em Colocando a Vida em Ordem (Ed. Vida), Deive propõe fórmula para o leitor organizar todas (isso mesmo, todas!) as áreas de sua vida e encontrar um propósito em apenas 31 dias! (O Influencer Nazareno, na Palestina do Séc. I, precisou de 3 longos anos...)

A atriz Bruna Hamú (ex-Malhação), Gabriela Rocha e Priscilla Alcântara dão "dicas práticas" de como "encontrar o seu propósito" e "superar limites".

O coach Pablo Marçal liderou uma “expedição” sob clima ruim e sem equipamentos adequados no Pico dos Marins; se perdeu com dezenas de seguidores - felizmente, resgatado pelos bombeiros. Tentou ser Presidente, não conseguiu; tentou ser Deputado, não conseguiu. Marçal e os coaches de sucesso são “especialistas” em soluções rápidas e fáceis de grandes problemas... Dos outros!

Youtubers, cantores e pastores com pregações motivacionais e autoajuda vendem "autoconhecimento", "metas" e "superação". Cerca de 44 influenciadores no Brasil acumulam seguidores, mobilizam religiosos e pautam temas para milhões de crentes. Há os palestrantes, os devocionais, e os que atuam na política. São ligados ao mundo empresarial, movimentam zilhões e são propagadores da Teologia da Prosperidade - associação da religiosidade com ascensão profissional e acúmulo de patrimônio como efeito|recompensa por seguir “receitas sacras".

A Teologia da Prosperidade não evitou o fechamento de diversas igrejas na Pandemia que, com a evasão de fiéis e quedas nas receitas, sentiram as "nuvens" de gafanhotos. As soluções mágicas, receitas miraculosas e as vozes de comando dos coaches silenciaram no mesmo e tenebroso período. (Fonte: BBC News BR Set23).

*Super Homem e Mulher Maravilha, DC Comics By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...