quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

CASAMENTO NO LIXO

Eis das mais contraditórias, mais paradoxais, mais adversas das cenas: Um casamento no lixão. Aconteceu neste 18 de janeiro de 2018 no Lixão da Estrutural no DF, entre os catadores Valdineide Ferreira e Eudeclides Brito.

A cena é contundente. Os protagonistas à caráter – terno, vestido de noiva, véu... – envolto ao lixão putrefo, mal cheiroso, o maior à céu aberto da América Latina.

O noivado é a figura metafórica usada na Bíblia para descrever a relação entre a Igreja, a Noiva, e Jesus Cristo, o Noivo (Ef 5).

O evento é sugestivo: Quem se casa, se casa em meio ao lixo de uma sociedade em declínio, rodeada de relativismos dos quais casar é apenas um evento que poderá ser repetido quantas vezes o indivíduo não se sinta satisfeito de acordo com padrões egoístas de tentativas e erros.

O Lixão da Estrutural (em nossa reflexão, as estruturas é que são o lixo) foi desativado após 60 anos de funcionamento, dois dias após o casório. O lixo relativista, imoral e coisificante espalhado em nossa sociedade, só cresce... (Imagens: Marília Marques, G1 DF) By Geraldinho Farias


Um comentário:

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...