As redes sociais são parte de nossa vida. Reconhecemos sua utilidade. Navegar tornou-se conduta da civilização. Mas, precisamos ponderar sobre sua utilização. Líderes precisam se ater sobre a ética no ambiente virtual. Especialmente pastores são vigiados e monitorados. Um deslize e... Temos que administrar crises decorrentes de uma publicação indevida.
Atendi alguns pastores que, reconhecem, passaram do ponto. Foram mal compreendidos em suas publicações, gerando mal-estar em suas comunidades. Isso tem crescido. Imagino Moisés com as duas telas da lei entregando para pastores no pé do "Monte Sinais", a grande rede... Assim seria o Decálogo:
1) "Pensarás Duas Vezes Antes de Teclar". O Pastor é figura pública. Um formador de opinião. Portanto, deve pensar duas vezes sobre o que comenta, o que curte, compartilha. Sobre as opiniões que emite.
2)"Não Excederás". Cuidado com os excessos. Excesso de tempo. Muito tempo nas redes sociais pode indicar ociosidade ou má administração (=mordomia) do tempo. A rede é comunicação, mas também entretenimento. Muito tempo entretido é questionável. Facebook e Whasapp viciam.
3)"Preservarás a Própria Imagem de Líder". Cuidado com a exposição. Limite-se. Nunca devemos perder a noção sobre o alcance imensurável, indescritível de uma imagem ou manifestação. Membros de igrejas podem interpretá-lo de forma deturpada; exercer juízo de valor. Devemos ter alguma noção de que estamos sendo seguidosos por um sem número de mentes – crentes, incrédulas, militantes, opositores, achacadores, imaturos...
4)"Respeitarás os Limites do Público e Privado". A confusão sobre o que é seu e do que é público. Numa linha tênue você poderá exibir intimidade desnecessária. Fotos em trajes de banho, intimidade do quarto,... E a geração de constrangimentos: Imagens indevidas, demonstrações e gestos indevidos, em lugares ou circunstâncias que possam constranger a você a outrem.
4)"Não Ostentarás" – Ainda que não intencionada, o gesto pode ser entendido como tal. Divulgação de objetos caros, eletrônicos, automóveis novos, casa grande, presentes etc. Por que mostrar? Para que exibir? Sim, até mesmo aquela viagem ao Paraíso na Terra deve ser medida sobre o que, quando, quanto e para quem partilhar. Já temos invasores e inconvenientes demais. O abuso se tornará um "cardápio" pra quem tem fome de fofoca. (Somos “astros no mundo”, Fp 2.15. "Devemos ser “irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa”, tendeu?
5)"Não Serás Pedra de Tropeço". "Ninguém tem nada a ver ". Tem sim. Evidente que devemos ensinar as pessoas sobre limites, respeito e justiça. Mas o fato de você ser líder de um grupo ou ministro-da-comunidade, o torna alvo. Ao ocupar espaços públicos somos alvos de expectativas; a vida exposta tem seu preço: Despertar inveja de liderados, ciúmes de ovelhas, comparações indevidas, ilações...
6)"Opinarás Sempre com Equilíbrio e Bom Senso". Opinar que “todo o político é ladrão”, “muçulmanos são terroristas” etc. não soam bem para quem presume-se vive e prega a paz. Piadas sobre infidelidade conjugal não soam coerentes para quem, presume-se, defende a família. Generalizações grosseiras, falas agressivas, discriminações “brancas”, cabem na linha do tempo de um ministro?
7)"Santificarás Seus Equipamentos". Rastros. Cuidado com diálogos e opiniões expressas. Em situações de acusação-defesa-ocorrência criminal possuem valor jurídico. O que você escreve e publica fica gravado. Nalguma medida podem ser resgatados. E usados contra você! E mesmo sem intenção, ao se sentir ofendida, uma pessoa poderá depor usando sua manifestação.
8) "Serás Sal e Luz". Em processos de seleção e recrutamento hoje estamos visitando as páginas dos candidatos. Alí podemos deduzir, concluir, dimensionar e (até mesmo) julgar suas falas nas entrevistas. As páginas revelam pessoas infantis ou maduras; agressivas ou conciliadoras; quais bandeiras defendem, do que se ocupa, quais posturas e valores são associados ao indivíduo.
9)"Rede Social Não é Rede Espiritual". Não subestime o espaço virtual. Tiago diria: “As teclas são pequenas e produzem grandes coisas na Web. Vede quão grandes problemas uma digitação pode incendiar” (paráfrase de Tg 3.5). Não superestime o espaço virtual: Facebook não deve ser diário, divã ou escapamento – para desabafos e indiretas. Escrever não é o mesmo que falar ao vivo – transmitindo as expressões não-verbais.
10)"Aplicarás o Código de Ética Usado por Líderes e Pastores". Use as redes sociais para compartilhar sua opinião; solidarizar-se com causas humanitárias; propagar a doutrina cristã; reafirmar suas convicções; mas, sempre, de forma elegante, respeitosa e didática; nunca, jamais, com excessos, ódio, discriminação e desrespeito aos que pensam-professam diferente de você.
I Tm 3.2ss: “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível... Vigilante, sóbrio,... Moderado, não contencioso,... Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta...
Fp 4.8: “Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.”
I Co 6.12: "Alguém vai dizer: “Eu posso fazer tudo o que quero.” Pode, sim, mas nem tudo é bom para você. Eu poderia dizer: “Posso fazer qualquer coisa.” Mas não vou deixar que nada me escravize". (NTLH)
Vivemos num mundo pictórico. Uma imagem fala mais que mil palavras. Um pastor publicou sua “hora do sono” numa rede no meio da tarde. E forneceu munição para seu opositor que reclamava que o pastor era preguiçoso...
Não esperemos que as pessoas exerçam misericórdia e compreensão quando mais precisamos. Foi o que o outro pastor precisava depois que retratou à exaustão suas férias no Paraiso na Terra, justamente quando um de seus algozes disseminava na comunidade que o mesmo era sustentado à peso de ouro pela igreja formada por... Operários e gente simples. As poses no resort e o luxo no cruzeiro desestabilizaram o ambiente.
O gatilho para a divisão na outra igreja foram as constantes trocas de carros zero do ministro e publicações sobre. A igreja se dividiu...
Na outra grei o problema era a “irmã Imelda Marcos”, a esposa do pastor, e sua interminável exibição de sapatos, roupas caras e jóias. O Ministério “ostentação” terminou diante dos questionamentos da comunidade.
Um TI (Tecnólogo da Informação) me confidenciou que, ao fazer manutenção, reparo ou limpeza dos notebooks de líderes de igrejas, "derrubaria mais da metade deles"...
Num processo de sucessão o travamento era justamente as publicações do candidato. Tudo certo, exceto pelo excesso de exposição – pastor em poses somente de shorts e sandália; ora de tanga com pelos pubianos à céu aberto para as irmãs da Comissão imaginarem à vontade... Passou. Somente depois que tivemos uma conversa dura sobre as (in)conveniências de seus impulsos juvenis...
Essas palavras pedem equilíbrio. Não sejamos iracundos, mal-humorados. Há piadas criativas, há manifestações bem-humoradas. Saiamos do gesso. Sorrir e fazer sorrir numa vida tão tensa é necessário. Humanizemo-nos! Mas...
Meçamos nossas iniciativas, falas e publicações. Nosso alcance é imensurável. Há pessoas mal-intencionadas no mundo. Não nos descuidemos, afinal, "nem só de curtidas viverá o homem". By Geraldinho Farias
Bom dia Geraldinho. Posso copiar e fazer menção do autor com algumas mudanças
ResponderExcluirOlá. Grato pela apreciação. Use como for útil. Abraços!
ExcluirTambém vou usar, caro Geraldinho. Todos precisamos desse alerta. Parabéns.
ResponderExcluirGrato, amigo. Grato pela apreciação e generosidade. Ser útil é um dever.
ExcluirParabéns, como sempre cirúrgico.
ResponderExcluirTexto mui feliz mano e colega Geraldinho...
ResponderExcluirUtilizarei mais este para abençoar outros colegas.
Com vossa permissão, claro.
Pr.Gilmar Acosta.
Parabéns! Agradeço de coração, o artigo me ajudou e colocou uma luz amarela no meu estilo. Foi muito bom. Falou comigo. Obrigado. Pr. Valdinei.
ResponderExcluir