segunda-feira, 12 de maio de 2014

QUE VIDA!

Maio de 2012

Mamãe foi chamada à presença de Deus neste 12 de Maio. Nascida em Palmares/PE, em 12 de novembro de 1943, filha de D. Nilda de Mello e Seu Antônio de Souza, já falecidos, tornou-se "Vanda" desde cedo.

Dos filhos de D. Nilda - Jurandir, (Nadir), Geraldo, Socorro, Margarida, Vanda, Zé,

Nilda, (Celso) e Victor (Gracinha), nenhum nadou tanto contra a corrente; nenhum outro teve que vencer um leão por dia, nenhum teve vocação pra Fênix – aquele pássaro mitológico que renascia das cinzas, afinal, desde 1971, percebeu-se com um coração especial.

O músculo tem a missão de bombear 5 litros de sangue por minuto é a prova viva de que sua dona foi insistente, persistente, teimosa e valente em manter-se por mais de 4 décadas, sendo solo fértil para o progresso da Cardiologia brasileira – a mais pulsante do planeta.

Mamãe foi tocada por dentro pelo Dr. Eurícledes de Jesus Zerbini, o Pai da Cardiologia Brasileira e seus descendentes. E entregou seu coração à Dra. Amanda Guerra de Moraes Rego Souza, de quem somos gratos ad eternum. Mamãe ostenta 4 cirurgias em seu coração e duas substituições de válvulas – aórtica e mitral.

A Professora Vanda militou na educação por 30 anos; foi casada com Jaime Alves da Rocha por 46 anos - falecido em março de 2011; da união descendem 4 filhos, 9 netos e 5 bisnetos. Todos herdaram seu maior patrimônio: Uma resiliência à toda a prova!

Foram 103 dias no Instituto Dante Pazzanesi, S. Paulo/SP, para, mais uma vez, desafiar a lógica: Aos 70,6 anos, dando certo, tornar-se-ia verbete da Cardiologia. 

Sarah, minha filha de 6 anos, ao saber que Vovó iria “morar” no Hospital por alguns dias perguntou: 
- Papai, o que é uma cirurgia? 

Respondi: - Os médicos vão abrir o coração da Vovó e consertá-lo... 


Ela: – Abrir o coração,... Então vai dar para ver Jesus!?!? Mas, o Fabricante do Miocárdio tinha planos maiores e melhores...

Nossa gratidão a Deus, Criador e Senhor da Vida!

Gratos a toda a equipe médica do Dante, na pessoa de sua Diretora, Dra. Amanda Guerra: Ao corpo de colaboradores – médicos, enfermeiros, recepcionistas, mantenedores...

A todas as igrejas, especialmente IB Selecta/SBC, PIB Boituva/SP, Vila Pires/SA – em S. Paulo e a IB Regular do Graciliano Ramos, Maceió/Al – irmãos e amigos que sempre oraram e intercederam por nós.

Foram muitos os anjos que Deus colocou em nosso caminho: Aqueles que acompanharam Mamãe no leito – Francileide Gomes, Lurdes Oliveira, Tia Anilda e Ivani; os que cederam suas casas –  Glorinha & Valter, Ivana & Abraão, Margarete & Augusto; D. Celina Silva e Paulo Aviles; muitos nos deram carona; outros cuidaram de nossas filhas; ainda outros doaram o próprio sangue - Fabiano Sanches, José Salvador, Abraão Araújo, Paulo Aviles e Evandro Araújo...

A todos os que estiveram presentes dalguma forma – gigantes na gentileza e solidariedade, numa  lista sem fim. Mas, uma menção especial: Daqueles que nunca se distanciaram, nunca fizeram menos que o melhor, nunca desistiram. De quem sempre ofereceram recursos e tempo... Às vezes irmãos mais velhos, às vezes pais, mas, sempre, sempre família, presentes bem presentes: Suelí Lopes dos Santos de Souza e Victor Farias de Souza. Ela sempre cedeu o que tem de melhor: Ele. Ele, por décadas, nunca deixou faltar oxigênio pra nossa família – o afetivo e humano. Soli Deo Gloria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A SANTA QUE O MUNDO TENTOU APAGAR

Maria da cidade de Magdala - uma vila de pescadores do Mar da Galileia, na Judeia, a popular Maria Madalena, ou, apenas Madalena, é das pers...