terça-feira, 28 de maio de 2024

JESUS E AS ENCHENTES DO RIO GRANDE DO SUL

Chuvas torrenciais arrasaram a Palestina no ano 31. O Mar da Galiléia havia transbordado, deixando milhares desabrigados. Muitos judeus concluíram ser uma “praga” enviada por D´us contra os samaritanos!

Os zelotes discutiam se não era a hora de derrubar Herodes e retomar o domínio da Judéia.

Das províncias viam donativos para socorrer as vítimas da catástrofe – a doação de sal do Mar Morto e muitas túnicas velhas denunciavam que muitos aproveitavam as campanhas solidárias para fazerem “bota-fora”.

Havia rede de mentiras sobre quem se saía melhor em socorrer o povo: Se César, Herodes ou os rabinos. Circulavam boatos, ações de uns atribuídas a outros, exageros para favorecer imagens de partidos e políticos.

Em meio ao drama a polarização era escandalosa: Judeus sabotavam samaritanos, os romanos, aos judeus...

Mas nem tudo era o caos no Séc. I: Jesus de Nazaré mandou Pedro, Tiago e João usarem seus barcos para socorrerem vítimas. Judas ficou de divulgar o PIX – mesmo que não prestasse contas da arrecadação...

Para Jesus todos deveriam ser salvos, abrigados e supridos – judeus, gentios, samaritanos, de qualquer tribo ou etnia, convicção religiosa, partido, orientação sexual... Sem exceção!

Mesmo presente e mobilizando, o próprio Jesus foi alvo de críticas dos fariseus: “Por que não anda sobre as águas e vem salvar vítimas? Esse filho de Carpinteiro quer ser mais que César? Veio dos “cafundó” da Galileia, quem pensa que é?"

O Filho de Deus usar seus poderes para acalmar tempestades seria fácil. O verdadeiro milagre - seja na Palestina do Séc I ou no Rio Grande do Sul em 2024, seria viver Seus ensinos:

"Amai vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem".

"Amem-se uns aos outros"

"Quem foi o próximo daquele que foi vitimado pelas enchentes???”

*Rembrandt, 1633. O transbordamento do Mar Tiberíades é ficção, já a insensibilidade humana... By Geraldinho Farias

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