sábado, 9 de dezembro de 2023

NEM ANJOS, NEM SUPER-HERÓIS IX

Repercuto o falecimento do líder Inimá Reis, 40, pastor do Ministério Arena - Vida no Espírito, de Limeira/SP, neste 23|11. A automutilação por líderes religiosos é o foco desta série.

Mais popular dentre as doenças psíquicas, a depressão tem levado a “fama” como principal causa do fenômeno. Em diversos ciclos religiosos o clichê “lutava contra a depressão” é

repetido à exaustão. Sabe-se que o Transtorno Bipolar – de difícil e complexo diagnóstico está na causalidade (ou é impulsor) em casos de desistência.

As Redes Sociais revelaram-se maior deserto que o Saara: As pessoas nem mais se constrangem em julgar o infortúnio. A discussão sobre o destino eterno do falecido é sobreposta a manifestações de solidariedade, nem choca mais (Já denunciei: Não há transfusão de lágrimas!)

Os demais pastores da rede “tocaram” a perda do Líder com raras habilidades em discursos e pregações que beiram a insensibilidade, afinal, o Ministério Arena é o da “Vida no Espírito”. Típico de religiosos que mantém distância oceânica entre a espiritualidade e a saúde mental.

A espiritualidade não prescinde de amizade, companhia e suporte, o que aprendemos com o Apóstolo Paulo: Paulo + Barnabé, Paulo + Timóteo, Paulo + Silas, Paulo + Epafrodito, Paulo + Aquila e Priscila, Paulo + João Marcos...

Também não houve, não há - não haverá, santidade sem sanidade!

Termino com o silêncio culposo das corporações – escolas formadoras, grupos de interações, associações e ordens, já acostumadas com notícias funestas – só mais uma, até a próxima... E minha esperança de que este conteúdo seja o último.

Inimá deixa a esposa Fabiana e dois filhos. Orações e solidariedade. By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...