quinta-feira, 30 de novembro de 2023

LOBOS EM PELES DE MARIDOS

Casos de violênci@s conjug@is como os de Bianca Toledo| Felipe Heiderich (2016), Flordelis|Anderson do Carmo (2019) e Sarah|Ederlan Mariano(Outubro 2023) - pra ficar nos de maiores repercursões, lançam luzes sobre o tabu da violência doméstica em conjugalidades evangélicas/protestantes.

Porque contrapõe uma “realidade paralela”: Em muitas modelos de experiências religiosas indivíduos vivem da presunção de que são melhores, supras, mais puros, o que resulta em julgamentos e patrulhamentos sobre outros que não comungam da mesma fé. Apenas não orna com a realidade de que problemas humanos não são seletivos, confrontam famílias de quaisquer matizes religiosas. A violênci@ é legitimada quando bodes asfixiam ovelhas em relações tiranas sob a conivência de pastores inescrupulosos, promotores da associação funesta entre mulheres violentadas e o sofrimento em nome de Deus. (Quantos destes são cúmplices de irmãs que foram povoar os céus???)

Há violências (plural) que provocam mais hematomas que chutes e socos, aguentadas sob gemidos de orações, culpas, medos de recomeçar, não se divorciar por causa de filhos e da "sacralidade" aparente. A estética farisaica foi alvo de duros discursos de Jesus: A arrogância dos piedosos de vitrine, a desfilar uma fé “instagrânica” - oposta ao que viviam: Hipocrisia à céu aberto!

A manipulação de textos bíblicos – o da submissão cega ao controle total de machos insanos, das mulheres sábias que "edificam" suas casas - ainda que destruam a si mesmas, máquinas de prazeres sob &stupros consentidos... O repertório é vasto.

Mulheres virtuosas não são as que aguentam solavancos e sopapos – a quaisquer custos, quaisquer preços, inclusive os das próprias vidas; não tocar nos “ungidos do Senhor” não são blindagens para pastores viverem à margem da lei!

Crimes são suportados, vítimas são amordaçadas, tudo em nome de Deus e da coreografia sacra! Impõe-se políticos, omite-se políticas de prevenção e proteção às mulheres; leniência a abusadores, invisibilidades às abusadas. Lê-se salmos 1, 8, 18... Omite-se o disque 180.

Antes do céu, há uma vida para ser vivida: Que as corporações religiosas discutam o tema, ouçam mulheres e não silenciem sobre criminosos camuflados em rituais, bíblias e púlpitos.

"De todos os homens maus, os maus e religiosos são os piores" - C.S. Lewis

Orações e solidariedade aos familiares e amigos de Sarah Mariano. By Geraldinho Farias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLOSE (2022)

É desafiador abordar temas complexos. Podemos discutir o "como" o roteiro (Lukas Dhont) foi tocado - entre a primeira e a segunda ...