segunda-feira, 14 de maio de 2018

70 ANOS DO ESTADO DE ISRAEL

Aqui, por ocasião da celebração do 70º. Aniversário do Estado de Israel, fundado em 1948, alguns apontamentos sobre este povo peculiar – síntese de simpósios que realizei com mais frequência nos anos 90, que brotou, claro de meus cursos de língua hebraica:

1. Abraão + Sarah > Isaaque, Jacó, José, David, Jesus Cristo = Israel. Gn 12: “Abençoarei aos que te abençoarem e amaldiçoarei a quem te amaldiçoar”

 + Hagar > Ismael = Árabes

2. Nomeações mudam de acordo com contextos histórico, mas referem-se aos descendentes de Abraão: Hebreus, Judeus, Israelenses, Israelitas

3. Terra de Canaã, Terra Prometida, Palestina. As fronteiras prometidas a Israel: Nm 34.1ss e Ez 47.13ss . Israel é do tamanho de Sergipe. 

4. Israel foi dominada por gregos, romanos, turcos, ingleses... até 1947.

5. Comerciantes, pela necessidade de “se virar” pelo mundo. Daí o mito de “sovinas” – tiveram que sobreviver... Cofrinho no formato de porco – judeus não comem porco, mas só comeriam se cheio de moedas kkk.

Perseguição aos judeus: “por dominarem o mundo”, “por terem os melhores empregos”, “por crucificarem a Jesus”...

6. Europa, anos 30 e 40. Alemanha, ideologia nazista: Raça pura = Ariana. “My Kumpf”, obra de Adolf Hitler propõe a “solução final”: O extermínio do judeus. 6 milhões são vítimas do Holocausto – viraram sabão, botões, tapetes. Do sofrimento no holocausto, surge o verbo“Judiar”. A dispersão profetizada: Ez 22.15

7. Movimento Sionista. “Ano que vem, em Jerusalém”. Retorno dos judeus à sua pátria. A congregação profetizada: Jl 3.1,2; Sl 147.2. Taça quebrada é uma tradição quando do casamento de casais israelenses, faz referência a...

8. Migração para a Palestina: 50 mil pós I Guerra, 500 mil pós II Guerra... Is 60.8. Por exemplo, a operação batizada de Moisés transportou milhares de judeus falachas da Etiópia nos anos 90.

9. No Brasil: Coelho, Ferreiro, Chaves, Machado, Carneiro... São nomes estranhos usados para batizar os “cristãos novos”.

10. Inglaterra, a administradora pensa estabelecer os judeus na Palestina dos árabes.

11. 1947, dividir Palestina 50%-50%. Mas em 14 de Maio de 1948, com voto do brasileiro Osvaldo Aranha acontece a Criação do Estado de Israel.

12. 15 de maio, árabes fizeram a 1ª guerra. Israel sobreviveu. Promessas de proteção: Is 41.9,10, 14

13. “Guerra dos Seis Dias” em 1967. 1 milhão de judeus contra 10 milhões de árabes. Israel avançou Síria, Egito e Líbano.

14. “Guerra do Yom Kippur” em 1973. Inimigos são humilhados. Israel se solidifica.

15. 1977: Egito faz acordo com Israel (Sadadat + Béguin). Hoje é o único país não inimigo de Israel.

16. Anos 80. Kibutzzens nos territórios ocupados. Judeus do mundo inteiro aportam em Jerusalém, Tel-Aviv e Haiffa.

16. Durante a Guerra Fria os capitalistas (EUA) aliaram-se aos judeus e os socialistas, aos palestinos.

17. Vários acordos foram firmados, quebrados, firmados, quebrados, firmados e... quebrados. Lembro em 1996: Ytzaq Rabin e Arafat. Ambos recebem o Nobel da Paz e... Rabin foi assassinado por um extremista judeu...

18. 2000: Sharom visitou locais palestinos. Caldeirão explodiu...

19. Terroristas árabes chamam a atenção do mundo para a sua causa (criação do estado palestino): Atentado de Munich-1972 (o “Setembro Negro”), a Intifada e o “11/9”. A OLP representou os palestinos durante décadas.

20. Guerra é étnica, apesar de oporem religiosos muçulmanos e judaístas. E, claro, econômica: região estratégica, barris de petróleos...

21. Israel, 70, é o único país do Oriente Médio a ter bomba atômica. Destruiu a bomba iraquiana (1981)... São 15 milhões de judeus rodeados de 700 milhões de árabes.

22. A reconstrução profetizada: Ez 37 – O vale dos ossos secos. A prosperidade profetizada: Is 27.6 – O deserto floresce e Israel exporta tecnologia para o mundo inteiro.

23. “É para a nossa sobrevivência”. 1956 tomou Canal de Suez e Gaza, no Egito. 1967 avançou a Cisjordânia, unificando Jerusalém; 1978, invasão do Sul do Líbano; 1981, anexa o Golans. As fronteiras foram móveis por décadas.

24. “E cairão ao fio da espada e para todas as nações serão levados cativos. E Jerusalém será pisada pelos Gentios. Até que o tempo dos gentios se completem”. (Lc 24.21). Jerusalém foi pisada pelos gentios o que começara com Nabucodonosor (Jr 39.8), até junho de 1967, quando foi tomada por Israel. O que falta acontecer???

Discuta-se o representativo do Estado de Israel para a Escatologia. O futuro dos descendentes de Abraaão de acordo com Rm 11. 

VOCABULÁRIO

Diáspora = dispersão. Judeus pelo mundo. Em 70 dC Tito destruiu Jerusalém...

Holocausto = Sofrimento dos judeus durante a II Grande Guerra em campos de concentração (trabalhos forçados, morte por asfixia e experiências química-biológicas).

Fundamentalismo Islâmico = Teocracia instalada num país islâmico. Regime dos Aiatolás. “Israel deve desaparecer do mapa!”.

Intifada = Levante árabe nos territórios ocupados.

Kibutzzens = Experiência comunitária: grupo se reúne para viver e partilhar de quase tudo.

Mossad = O serviço (secreto) de inteligência mais respeitado do mundo, criado em 1953.

OLP= Organização para a Libertação da Palestina. Ex-guerrilha. Líder decano e falecido, Yasser Arafat.

Semita = Descendentes de Sem. Judeus. Anti-seminitas, contrários a Judeus.

Terrorismo: Ideologia palestino-árabe: Hezzbollah, Hammaz, Gihhad Islâmica... By Geraldinho

2 comentários:

  1. Muito bom esse artigo. Dá para entender um pouco das mazelas e das ricas promessas de Deus para seu povo! Parabéns Pastor Geraldo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo, até quarta feira

    ResponderExcluir

A SANTA QUE O MUNDO TENTOU APAGAR

Maria da cidade de Magdala - uma vila de pescadores do Mar da Galileia, na Judeia, a popular Maria Madalena, ou, apenas Madalena, é das pers...