terça-feira, 13 de outubro de 2015

LAMARQUE: NOSSA HOMENAGEM

O inconfundível abraço do braço forte...

Lamarque saiu de Paranavaí, no Paraná, para abençoar o mundo. Saiu da roça. A roça nunca saiu dele. Daí sua sensibilidade com as raízes, o campo, a prosa, os amigos e a família.

Depois de rodar algumas regiões no gigante S. Paulo, aportou em Mauá, onde surgiu uma relação fraternal entre nós. Apesar de pessoa estudada – História e Cultura Contemporânea, Teologia e Psicanálise, Lamarque se caracterizava por sua humildade em se relacionar em profundidade e inteireza.

Foi um homem de família. Viveu para sua família. Não abria mão de acompanhar familiares não importando tempo e distância. Nunca esteve ocupado o suficiente para deixar de lado sua intensa preocupação pelo bem-estar dos seus.

Um homem apaixonado: A Rodovia Castelo Branco - o caminho da roça, era qual artéria para Sorocaba, uma paixão; o Corinthians despertava-lhe torcida juvenil, outra paixão; a pescaria - mais paixão. A poesia - nova paixão. Sim, porque no último ano dedicou-se a "poesificar" a vida.

Acampamento Sumaré, Jan/12

Não havia hora para que nos buscasse dalguma forma e perguntasse como estávamos. Interesse verdadeiro e inteiro. Abraço sempre apertado, olhar compreensivo, sorriso fácil e escandaloso, oxigênio e combustível para abastecer nossa amizade.

Neste Dia das Crianças recebemos o golpe de sua partida. Poucos manipulavam tão cuidadosamente lãs de ovelhas. Um quarto de século no pastoreio. Queria ver seu rebanho deitado em pastos verdejantes e sempre junto das melhores águas - ainda que ao custo de sua alma nos vales sombrios. Sua dor e angústia também eram verdadeiros!

Acampamento Sumaré, Jan/15

José Valdemir Bezerra Lamarque (31/03/1963 – 12/10/2015), cujo bom-humor contagiava qualquer ambiente, deixou pessoas muito especiais: D. Raquel Lamarque, 50, e seus moços André, 18, e Alex, 12. E uma legião de pessoas, famílias inteiras e igrejas, afetadas por sua vida. O paranavaíense, ribeirãopretano, sorocabano, paulista, mauaense soube como poucos ser e fazer amigos. Um "amigo de peso" que se tornara "gente fina" nos últimos meses, deixou marcas imensuráveis.

 "Até breve, amigo!" A homenagem de Geraldinho Farias, Marina, Sarah e Melissa.

(IB Selecta/S. Bernardo do Campo|SP - maio de 2013: "Abençoados para Abençoar":)






12 comentários:

  1. Com muita tristeza no coração recebo esta mensagem. Que o Senhor conforte nossos corações e, principalmente dos familiares.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Geraldinho pelo maravilhoso texto e pela foto do time de pastores, se possível post no face. Gostaria de te-la. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Geraldinho pelo maravilhoso texto e pela foto do time de pastores, se possível post no face. Gostaria de te-la. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Conheci o Pr Lamarque quando veio de Ribeirão Preto e assumiu a PIB do Brás, substituindo o Pr Vieira, mas, logo depois transferiu-se para Mauá, onde vinha desenvolvendo seu ministério. Seu falecimento me pegou de surpresa, pois jamais se pensa numa situação como esta. Obrigado Pr Geraldinho, e nosa oração é para que Deus conforte os corações dos familiares.

    ResponderExcluir
  5. É com imenso pesar que falamos deste ocorrido,a mudança de endereço de nosso querido amigo pastor Lamarque, o qual tive o privilegio de conchelo.

    ResponderExcluir
  6. Verdade! O Lamarque foi isso mesmo! Vai demorar para ouvi-lo naquela voz mansa me chamando: "ooo Fulávio, vem cá um pouquinho..."

    ResponderExcluir
  7. Que bom ver e ouvi-lo mais uma vez. Muita saudade!

    ResponderExcluir
  8. Obrigada pastor Geraldinho Farias e Marina por esta homenagem que consegue retratar também como ele era. Ouvindo um trechinho da mensagem dele pensei, como ele ultimamente vinha sentindo falta de gente que caminhasse conosco. Grata pela amizade de vocês. Não consegui colocar meu nome, mas é a Raquel Lamarque.

    ResponderExcluir
  9. Infelismente sua escolha ao dar termino a sua vida não deixou sua igreja repousar em pastos vedejantes e sim numa situação de perplexidade e interrogação. Mas ao final é tudo entre "ELE E DEUS"

    ResponderExcluir
  10. Quem bem o conheceu, sabe que além de um grande amigo era um homem que amava a Igreja de Jesus. Fica a saudade dos bons momentos que vivemos.

    ResponderExcluir
  11. Olá Geraldinho
    Gostava demais das postagens do Pastor Lamarque no blog dele. Deixou saudades.

    ResponderExcluir

A SANTA QUE O MUNDO TENTOU APAGAR

Maria da cidade de Magdala - uma vila de pescadores do Mar da Galileia, na Judeia, a popular Maria Madalena, ou, apenas Madalena, é das pers...