terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O PRESÉPIO E A DIDÁTICA DO NATAL

Em todo o mundo cristão-ocidental a imagem do Natal é a representação do presépio. Fontes informam que S. Francisco de Assis montou o set, em 1233, na Itália  – manjedoura, ambiente e personagens com o menino Jesus ao centro. Ainda hoje a tradição de montar o presépio sobrevive. Compartilho na noite de Natal uma didática do presépio, em 4 retratos, e visualizadas de fora para dentro, para o centro:
Texto: Lucas 2.16 (visualizar várias imagens de manjedouras, de todos os tipos, materiais e origens...)

1.O Eco ao Redor das Pessoas - O eco é literalmente a “casa” do menino Jesus. No lugar
que faltou na metrópole, Jesus nasce no campo, em meio aos animais. A imagem releva a natureza, criação de Deus. Estamos destruindo o Eco: Rio (1992), Protocolo de Kyoto (1997), acordo em Kopenhague (2009)...
Iniciativas globais urgentes para evitar o aquecimento global, reduzir a emissão de poluentes. Estamos destruindo o eco, na contramão da didática do nascimento de Jesus, um ecologista que falou dos pássaros, solos, sementes...

2.Amigos ao Redor de uma Família – os Magos. O modelo de vida em voga hoje é individualista, “amigos” virtuais – Facebook... Quantos amigos "mais chegados que um irmão" temos? Correria, conveniências, interesses, vantagens... Um modelo de vida que relega a segundo plano verdadeiras relações. Mais tarde, Jesus cultivaria amizade franca com 12 amigos, mais proximamente com Pedro, Tiago e João e, mais proximamente com o Discípulo Amado. Os magos partilham do fim de uma desesperada fuga e da alegria de José e Maria em receber seu filho. A didática da manjedoura nos remete à amizade sincera, inteira.

3.Uma Família Unida – Casal. Na semana do Natal o IBGE (17/12) divulga recorde de divórcios no Brasil: Foram 351.153 divórcios em 2010! Nunca houve tantas separações! Na contramão da didática do presépio que mostra José e Maria juntos. Fidelidade, aliança, paternidade e maternidade. Vida em família.

4.Uma Criança no Centro – Jesus. Na véspera do Natal um jovem invade uma escola em Connecticut/EUA, e assassina 20 crianças. Foram 12 crianças assassinadas em Realengo, Rio, 2011. No cenário do Natal de Jesus, antes, Herodes ordena a morte das crianças de Belém. Historiadores contam 30  crianças mortas. A didática do Natal apresenta, privilegia a proteção do menor, da infância. “Delas é o Reino dos céus”, afirmaria o Salvador. Precisamos proteger nossos infantes, é a mensagem da manjedoura. E a melhor forma de protegê-las é o ensino e vivência do Reino de Deus.

Conclusão/aplicação: Precisamos restaurar a didática do presépio: seja em praças ou na sala de casa; em desenho, pintura ou escultura; em artesanato, madeira, metal ou barro; a didática do presépio nos avisa sobre alguns propósitos, como resultado da centralidade do Cristo em nossas vidas: A preservação do Eco; o cultivo de verdadeiros amigos; preservação da família. Jesus no centro: entre o céu e a terra; entre pastores do campo e anjos do céu; Jesus no centro de nossas vidas é a vivência da mensagem do presépio. O presépio foca o interior do interior.

By Geraldinho Farias, proferido na IB Selecta em 16/12/12.

3 comentários:

  1. Eu sou Pastor Fausto Rebelo, ministro na 1ª Igreja Evangélica Batista em Canavieiras - Bahia, trabalhamos com Responsabilidade Social Cristã, como estratégia de Deus, na vida de muito gente humilde, especialmente crianças, sou um dos criadores e atual presidente da ACR Ação e Cidadania Renascer, ONG que hoje é reconhecida de qualificação Federal como OSCIP.
    Deus tem nos abençoado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, caríssimo Pastor Fausto. Grato pela apreciação e compartilhamento das bençãos de Deus na ONG. Pessoas e ações organizadas como a ACR fazem diferença e transformam o Brasil, principalmente entre os carentes. "Deus nos abençoa muitas vezes cada vez que nos abençoa" - Spurgeon. Em Cristo... Pr. Geraldinho.

      Excluir
  2. Prezado Pastor Geraldinho!
    Gosto muito de suas opiniões sobre os muitos assuntos atuais que enfrentamos. Este, do Natal de fato: é efeito do mundo que não conhece o Salvador Jesus. Parabéns! Sua Irmã em Cristo, Ingride

    ResponderExcluir

A SANTA QUE O MUNDO TENTOU APAGAR

Maria da cidade de Magdala - uma vila de pescadores do Mar da Galileia, na Judeia, a popular Maria Madalena, ou, apenas Madalena, é das pers...