segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

ADÚ (NETFLIX - ESPANHA, 2020)

Três linhas narrativas descrevendo experiências divergentes, mas, que de alguma forma, se cruzarão lá na frente de forma implícita - ou ao gosto do expectador. As conexões não foram bem elaboradas, o que não compromete a evolução do drama.

São nas reflexões esparsas o trunfo do roteiro que implica nos finais de Adú (o surpreendente Moustapha Oumarou), Gonzalo (Luis Tosar) - o protetor de elefantes e sua filha, Sandra (Anna Castillo), e, ainda, a inglória missão do policiamento na fronteira.

O filme denuncia uma das chagas do Séc. XXI: A emigração em massa. Em meio à crueza pela sobrevivência, a história mostra vínculos, despedidas e recomeços - e a belíssima fotografia vai junto. Não é fácil de assistir - mas é necessário.

*Sobre os invisíveis: Em 2018 64.120 pessoas entraram na Espanha de forma ilegal; em 2019 foram 33.261 pessoas. O número de menores, no entanto, subiu... By Geraldinho Farias

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

BEM-VINDO A MARLY-GOMONT

Não, não estamos diante de uma super-produção, atores de primeira linha, fotografia e trilhas primorosos. “Bem-vindo a Marly-Gomont” (França, 2016 – Netflix) narra história real de Seyolo Zantoko, recém-formado em Medicina que decide ser médico num vilarejo distante de Paris - janela para a sonhada cidadania francesa, a ser o médico pessoal do Ditador Mobuto no Congo.

Ambientado na década de 1970, narra de forma pouco ácida – com bom humor, a luta de Seyolo a enfrentar, cotidianamente, o muro quase instransponível do racismo, rejeição e intolerância num vilarejo que jamais viu pretos em seu cotidiano.

O quanto vale deixar suas raízes e lutar por aceitação? O quanto você se submeteria para ser bem sucedido? É ambivalente discordar do personagem e seus valores, mas continuar torcendo para que ele consiga.

Apenas obrigatório para pais e educadores! By Geraldinho Farias

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

MARIA LACTANTE

Não é incomum a representação de Maria amamentando o menino Jesus. Desde o Séc XII há diversas versões - aqui, por Andrea Solari - 1507, Louvre.

Apesar dos evangelhos silenciarem sobre o cotidiano da Sagrada Família, a arte reproduzi-lo é algo absolutamente significativo. Deus encarnou em Jesus de Nazaré e as ilustrações retratam uma família comum.

Amamentação é vida

Para além do fornecimento de alimento e nutrientes

É comunicação

É fornecimento de imunidade

É a construção do afeto

Fundamental etapa na consolidação do vínculo

Donald Winnicott (1896-1971), pediatra e psicanalista inglês, lançou luzes sobre o amadurecimento pessoal, estudando o bebê e sua mãe como uma “unidade psíquica” (e não como dois seres distintos): Não há como descrever um bebê sem a mamãe!

Depois, gradualmente, a maturidade vai transformando a mãe em algo externo e separado do bebê. Objetos transicionais (paninho, ursinho etc.) surgem na passagem da dependência absoluta para a relativa, ajudando a amenizar a angústia de separação e ausência materna.

Ao humanizar figuras canônicas, as obras de arte possibilitam proximidade e identificação: Humanos como nós! By Geraldinho Farias

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

SANTA PLACENTA

Seu (teste) Positivo foi o anúncio do Anjo Gabriel (Lc 1.31ss):

A interrupção da menstruação da jovem e virgem hebréia, escolhida para ser a Mãe do Salvador, inaugurou as 38 semanas mais especiais de uma Maternidade!

O Sagrado implantou-O no óvulo:

A fecundação dos gametas, o zigoto, o embrião, feto, naquela bolsa gestacional, líquido amniótico envolto, tornou aquele ventre a porta de entrada para o Deus encarnado...

A placenta sagrada de Maria tornou-se a Capital do Mundo, palco do maior espetáculo da Terra, epicentro da Eternidade;

experiência única e irrepetível;

eis o Pré-Natal Original!

Somente a ressurreição daquele Ser, 3 décadas depois, seria outro incomparável Evento!

O Maior de Todos nasceu como um de nós. (The Visitation - Raphael, 1517) By Geraldinho Farias

“FAKESCÍPULO”

Jesus chamou 12 discipulos Dos 12, havia um falso, o fake O "Fakescípulo" andou com Jesus por 3 anos O Mestre abriu sua inti...