FILME "NASCE UMA ESTRELA" (2018)

Nasce Uma Estrela (EUA, 2018). O filme tem muito mais que a performance do casal Lady Gaga e Bradley Cooper em Shallow, a consagrada música interpretada Ally e Jackson, mais que uma balada country poderosa - composição intuitiva e existencialista sobre nossas (ir)realizações pessoais e o sentido de nossas vidas.

O roteiro é gradativo: Um melodrama que vai de um flerte para uma paixão vulcânica, ligados pela música. Eis uma incursão sobre temas espinhosos: Dependência química, depressão, inveja, autoimagem e relações autodestrutivas.

Assistimos ao nascer de uma estrela – a menina tímida e nariguda que vai às galáxias do sucesso, como também, num paralelo, o ocaso de outra – o consagrado pop star que vai ao fundo do poço. Um retrato do showbiz: A inflação e esvaziamento de ídolos.

O pano de fundo de Jack é seu histórico dramático. Um órfão criado pelo irmão; a ligação com o pai foi determinante para o álcool e as drogas. Na sarjeta, tenta recomeçar no AA – desmame, desintoxicação, redução de danos.

Sincronicamente, Ally também se “desidentifica” correspondendo à Indústria que a refaz como um produto comercial. Diacronicamente ambos precisam se reencontrar no vazio de suas experiências. Afinal, “quem está feliz neste mundo moderno???” By Geraldinho Farias

Comentários

Postagens mais visitadas