quinta-feira, 3 de março de 2016

COM O "REI NA BARRIGA"

Mr. Burns, de Os Simpsons: O velho milionário
prepotente, arrogante e que despreza todos à sua volta.

Arrogante: Aquele ou aquela que demonstra arrogância, soberba, presunção. “A última bolacha do pacote”, “o rei da cocada preta”, “de nariz empinado”, “de salto alto” e outras expressões populares o descreve. Sinônimo de orgulho excessivo, altivez, excesso de vaidade, esnobe, cheia de si, superior, por seu próprio saber ou sucesso.

Tentarei descrever o ego inflado: Normalmente exige, reivindica tratamento privilegiado, preferencial ou VIP (de Verry Important Person, pessoa muito importante).

Seus direitos são sempre invocados. Os deveres, nem tanto. Submeter-se a quem?

Apresenta-se como arquétipo do sucesso. Conta sobre si mesmo como “referência”.

Quer ter sucesso profissional? Ele tem a fórmula. Em seu discurso personifica a “receita ambulante” de como ser feliz.

Soa catedrático, magistrado. Se põe acima e além dos (humanos) comuns.

Quer educar filhos? Observe-o. Conta sob admiração o exemplo dos seus.

Quer tomar decisões acertadas? Ouça-o.

Não se pode deixá-lo a esperar, uma afronta. Mas devemos esperá-lo...

Justificativas lhes cabem. Devemos compreendê-lo. Mas nenhum motivo nos servirá. Ele espera (ou exige) compreensão. A nós outros, avaliará com rigor e juízo.

Não fornece ouvidos - coisa pros comuns. Mas nos fará sua platéia. Ouça seus causos e feitos. Não há outra posição para nós, expectadores.

Exibem números e exemplos de como superam, sobram e prevalecem. Exige ser ouvido. Nos ouvir, para que, mesmo??? (O que precisa aprender?).

Aparenta intocável: Possui solução e saída pra (quase) todos os problemas. É experiente “supra”. Os aprendizes ulemás, caciques e anciãos, deveriam reconhecer sua sabedoria, afinal, seus toques e dicas são irrecusáveis e irretocáveis.

Não o contrarie. O filhinho da mamãe e orgulho do papai pretende, sempre, ser o centro das atenções. Não ouse discordar dele. Magoa fácil.

Parece nunca falhar, se precipitar, se enganar. Em seu discurso é ele mesmo, o bom. Seus contos laçam holofotes sobre si mesmo, a estrela.

Para muitos, é mais fácil se apartar de pessoas prepotentes. Acredite: Pessoas arrogantes em nosso convívio nos exigem muito. Mas também nos amadurecem: São oportunidades de exercer paciência e generosidade.

Vai aqui uma advertência de Salomão para a mente ególatra, Provérbios 16.18:

“A soberba precede a ruína, o espírito arrogante vem antes da queda” (KJ Atualizada).

“A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda” (JFA, Atualizada)

“O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça” (TLH)

“O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda” (NVI) 

A expressão popular se originou durante a monarquia: As favoritas do rei por possuírem um herdeiro no ventre eram tratadas com privilégios e sentiam-se as tais... Somente uma pessoa poderia sentir-se com "o Rei na barriga": Maria, a mãe de Jesus. Que mulher humilde e simples! By Geraldinho Farias

4 comentários:

  1. Li o texto acima.Uma boa reflexão.Que Deus nos ajude a ser apenas um ser humano! Um simples mortal.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que cruzamos com eles ao longo da vida, extremamente difícil conviver. Eu bloqueio no meu coração, até ouço mas não me acrescenta nada.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que cruzamos com eles ao longo da vida, extremamente difícil conviver. Eu bloqueio no meu coração, até ouço mas não me acrescenta nada.

    ResponderExcluir
  4. Texto muito propicio para reflexão e quem sabe podar qualquer resquício de soberba que possa existir em nós.Afinal nada é mais indesejável que conviver com soberbos mesmo sabendo que nos ajudam a desenvolver nossa paciência e tolerância.

    ResponderExcluir

A SANTA QUE O MUNDO TENTOU APAGAR

Maria da cidade de Magdala - uma vila de pescadores do Mar da Galileia, na Judeia, a popular Maria Madalena, ou, apenas Madalena, é das pers...