FERNANDO "BURRÃO" x "AMIGOS DA ONÇA"

“Embrulha Pra Viagem” produz humor de qualidade. Maurício de Barros e Marcelo Laham brilhantemente interpretam Fernando "Burrão" e André Ventura. André foi o melhor aluno da Turma; “Burrão” reprovou a 5ª. série várias vezes. Enquanto aquele vive enrolado, endividado, frustrado, este, apesar de seu fracasso acadêmico é empresário muito bem sucedido.

(O contexto denuncia: A exceção – o “burrão” que se deu bem, não deve ser visto como regra – ou, que não valha a pena estudar, se preparar para a vida).

A série contrasta soberba x humildade, ou, exibicionismos x simplicidade. “Burrão” é o mesmo desde que veio de baixo e não se deu bem na escola – trata com deferência e simpatia os antigos amigos - inclusive, se diverte com sua fama de "bur-rão". Já o “amigo” se acha superior e, por trás de “Burrão”, desdenha de seu intelecto e aparente incapacidade.

O “amigo” de “Burrão” é o "Amigo da Onça", do cartoom de Péricles Maranhão na revista O Cruzeiro: Debochado, irônico, sabotador. É o “amigo do urso” - gente falsa, infiel, hipócrita - dá “abraço de tamanduá”: Quando acuados, bichos abrem os braços e mostram garras afiadas... E chora “lágrimas de crocodilo” – na verdade aparenta lacrimejar...

Comparações alimentam a “Fauna” do Mal, que se revela quando pessoas não se contentam com a ascensão profissional, aquisição de bens ou a prosperidade alheia.

“Alegrai-vos com os que se alegram” se impõe como o grande desafio interpessoal ante as comparações que alimentam invejosos, egoístas e arrogantes.

Ter empacado na 5ª série não impediu o empreendedorismo de "Burrão"; já seu “amigo” diplomado e ostentador não aprendeu que “a soberba precede a ruína”. By Geraldinho Farias

Comentários

Postagens mais visitadas